Publicidade
Fraude no Whatsapp envia falso recurso de chamada de vídeo
25 de Abril de 2016

Fraude no Whatsapp envia falso recurso de chamada de vídeo

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Nos últimos dias muitos usuários do Whatsapp têm se incomodado com um novo golpe realizado por meio de mensagens enviadas pelo aplicativo e em anúncios publicados em sites e redes sociais. Os cibercriminosos oferecem o download de um suposto novo recurso do aplicativo que iria possibilitar a realização de chamadas em vídeo.

O recurso, na verdade, é uma fraude que faz com que o interessado se inscreva em diferentes serviços pagos, geralmente para o recebimento de mensagens SMS. A “instalação” só é concluída quando os usuários encaminham a novidade para outros contatos. Dessa forma, a disseminação do esquema acontece pelas próprias vítimas.

Publicidade

Ao encaminhar a mensagem, a vítima é informada de que o sistema operacional do celular em questão está desatualizado e que a “nova função” só está presente nas versões mais atuais. O golpe, então, sugere a atualização e solicita o preenchimento do número de telefone do usuário. Assim, o cadastro nos serviços pagos é realizado.

De acordo com a ESET, empresa que informou sobre o golpe e que trabalha na detecção de ameaças, esse tipo de fraude se tornou frequente nos últimos anos e o principal alvo é o usuário desavisado. “É importante que existe uma conscientização sobre os cuidados de acessar links suspeitos para evitar cair em golpes como esses”, explica o presidente da ESET Brasil, Camillo Di Jorge.

Publicidade
Publicidade