Publicidade
Fapesc anuncia investimento de mais de 56 milhões em bolsas de mestrado e doutorado
01 de Dezembro de 2021

Fapesc anuncia investimento de mais de 56 milhões em bolsas de mestrado e doutorado

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) irá investir sozinha e pela primeira vez mais de R$ 56 milhões em bolsas de mestrado e doutorado. Os valores serão disponibilizados ao longo dos próximos 48 meses. 

A chamada pública vai contemplar todos os programas de pós-graduação de universidades públicas e privadas sem fins lucrativos com registro no Ministério da Educação. Antes, os coordenadores precisarão fazer um credenciamento para receber as bolsas. 

Publicidade

Segundo o presidente da fundação, Fábio Zabot Holthausen, Santa Catarina faz um investimento intenso em ciência, tecnologia e inovação por meio da Fapesc. “A ideia é que esses pesquisadores possam contribuir com a busca de soluções para o Estado de Santa Catarina ao mesmo tempo em que, com a formação e qualificação, acessem o mercado de trabalho e contribuam para o desenvolvimento das instituições”, enfatiza. 

O recurso, com valor total de R$ 56.217.600,00 serão investidos em 744 bolsas de mestrado e 190 de doutorado. Cada curso receberá quatro bolsas de mestrado – duas agora e duas depois de 24 meses, quando encerra o ciclo para esse tipo de pesquisa – e mais duas de doutorado. Hoje, são elegíveis para receber esse investimento 186 cursos de mestrado e 95 de doutorado de todas as regiões de Santa Catarina. 

A cerimônia de lançamento será realizada na próxima quarta-feira, 1 de dezembro, em live transmitida nas redes sociais da Fapesc. As inscrições para o edital vão até 31 de dezembro na plataforma da Fapesc. 

Além disso, a Fundação anunciou reajuste de 20% no valor das bolsas.
 

Publicidade
Publicidade