A Ikea é uma marca de origem sueca muito conhecida no exterior por vender móveis domésticos a preços acessíveis e fáceis de montar. O Diretor Global de Design da marca, Marcus Engman, comentou na última semana, durante o a semana de design da Ikea em Sidney, na Austrália, qual o produto considerado o maior erro da hitória da marca.
“Um grande fiasco”, definiu ao lembrar do sofá inflável criado nos anos 80. A maioria das cadeiras e sofás da época eram vendidos em tamanho maior, e, sendo a Ikea a pioneira em lançar móveis em embalagem plana, o que poderia dar errado com um produto nesta versão que pudesse ser inflado em casa, até com um secador?
O produto, segundo o diretor falhou em todos requisitos de design da marca: forma, função qualidade, sustentabilidade e preços acessíveis. Para começar, a Ikea esqueceu de lembrar os clientes de alterar a temperatura do secador para o frio quando fossem inflar o produto. Com isso, muita gente acabou derretendo o plástico do sofá ao tentar inflá-lo.
Um dos pontos fortes, de acordo como DesignTaxi, era a leveza do produto. O problema era que ele era tão leve que nunca ficava parado no lugar.
Apesar de tudo, Engman disse estar orgulhoso de ter sido parcialmente responsável pelo “desastre”. “Foi uma experiência fracassada que ensinou à empresa o que não fazer”, destacou.