Publicidade
Conheça tudo sobre o Floripa Conecta, evento inspirado no SXSW
26 de Março de 2019

Conheça tudo sobre o Floripa Conecta, evento inspirado no SXSW

Twitter Whatsapp Facebook

Conforme publicamos na edição da última quinta-feira, 21/3, está sendo preparado para acontecer no próximo mês de agosto o Floripa Conecta, movimento de conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos na cidade de Florianópolis. Sua criação tem como propósito o fortalecimento e o desenvolvimento econômico regional bem como unir os atores da tecnologia, do turismo e da economia criativa.

 

Publicidade

A iniciativa
Floripa Conecta tem como principal objetivo fazer com que, por exemplo, tecnologia e turismo andem juntos através do conceito de economia criativa, levando em consideração que ativos criativos geram crescimento e desenvolvimento econômico.  “Há 3 anos vimos sonhando em fazer alguma coisa grande, em mudar nossa cidade, de pensar na nova matriz econômica que está transformando Florianópolis. A economia criativa, o design, a tecnologia, a música são valores de nossa cidade que nos fazem pensar em como construir aqui algo parecido com Austin, uma cidade que hoje respira criatividade, respira inovação. Se o Vale do Silício é o presente, Austin é o futuro. No SXSW passam as pessoas que irão fazer o futuro. E a gente quer trazer isso para o Brasil. Para isso, unimos todas as forças e movimentos voltados para o desenvolvimento da cidade e todos estão coparticipando para realizarmos um negócio lindo aqui na Capital”, revela Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE).

Por quê um evento dessa magnitude em Florianópolis?
Floripa é uma cidade naturalmente linda, seja por suas quarenta e tantas praias ou por seus morros repletos de verde, sua cultura e a relação histórica de seus museus e velhos casarões, seu povo acolhedor e prestativo. Entretanto, a beleza de Floripa não está apenas na natureza, pois sua beleza também se revela na sua gastronomia, nas artes urbanas e sobretudo no seu desenvolvimento econômico, que se dá, principalmente, através de duas das mais limpas indústrias que existem no mundo: o turismo e a tecnologia.

Estas características naturais somadas às suas potencialidades culturais e econômicas, elevam Floripa a um patamar extremamente relevante e desejável neste cenário das Cidades Criativas – aquelas que, para o urbanista inglês Charles Landry, são definidas como “senso de conforto e familiaridade, uma boa mistura do velho com o novo, variedade e escolha e um equilíbrio entre o calmo e o vivo, o risco e a cautela”. Elas fazem uso de suas riquezas e desafios como fonte de dinamismo, inovação, criatividade e crescimento. E é isso que nos propomos aqui.

No que compete aos índices do que define uma cidade criativa segundo Richard Florida, Floripa cumpre todas as “exigências”:

–    Vida noturna (ligada ao índice boêmio);
–    Tolerância e diversidade;
–    Comunidades de prática;
–    Estilo de vida experencial;
–    Escritórios sem colarinho;
–    Conhecimento e informação;
–    Características ambientais e culturais singulares.

 

Conceito do evento
Como uma primeira ação deste movimento, o Floripa Conecta está se propondo a ser um HUB de eventos em 2019, em pleno mês de agosto, tendo duração de pelo menos 09 dias e visando trazer movimento turístico e econômico para um dos piores meses da economia da nossa Capital.

A intenção é ser o ponto de conexão entre vários eventos que já existem na cidade e ao mesmo tempo a atração para tantos outros eventos que possam se conectar nesses nove dias. Os temas irão variar desde tecnologia, artes, música, gastronomia, design, cultura, audiovisual, marketing, etc. Ou seja, teremos vários espaços da cidade ocupados, muitas vezes simultaneamente, com agendas distintas e que juntos trarão de forma muita criativa e inovadora novas perspectivas e leituras sobre os mais variados assuntos.

As principais entidades da Cidade, unidas com o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico, irão investir seus recursos, dar apoios em mídias, espaços e nos mais diversos formatos de fomentos para que cada um dos eventos conectados ao HUB possa ser um elo fundamental nesta movimentação do mês de agosto.

Ao exemplo de muitas cidades do mundo, dentre elas Austin no Texas e Lisboa em Portugal, que vivem um ambiente de desenvolvimento econômico baseado na criatividade, turismo e tecnologia, Floripa também está se descobrindo neste sentido.
 

Eventos participantes
Maratona Cultural
Startup SC Summit
Orquestra de Baterias de Florianópolis
Expotattoo
Inova + Ação
Semana Balaclava
 

Conceito e Concepção
Para a linguagem visual da edição 2019 do evento, o Balaclava Studio tomou como inspiração a própria geografia da Ilha, abordando temas e referências que remetessem aos mais diversos pontos que conectam o projeto e a cidade tais como tecnologia, turismo, criatividade, música, gastronomia, entre outros. Equilíbrio é a palavra que melhor define o desenvolvimento do trabalho de design, capaz de traduzir a ponte existente entre a Floripa urbana/inovadora e a Floripa natural/turística. Também houve a intenção de criar relações entre o mundo digital (especialmente das start-ups da Ilha, dos aplicativos e da interatividade entre usuários e interfaces) e o mundo analógico (das ligações por cabo, de produtos modulares, de conexões espontâneas e de materiais impressos). O logotipo e seu universo gráfico comunicam perfeitamente a ideia de ciclos, de trocas, de compartilhamento, de informação e conhecimento entrando e saindo e entrando novamente. Seus traços representam as conexões, os diagramas, as uniões, a globalização, as pontes que nos permitem ir e vir e sempre levar e trazer novas experiências, informações e sensações – objetivos principais do Floripa Conecta enquanto movimento de conexão entre pessoas, negócios, poder público e privado.
É do Balaclava Studio toda a comunicação visual do projeto e a concepção de suas ações e eventos.
 

Data
De 9 a 18 de agosto de 2019 em Florianópolis.

Quer saber mais? Site: floripaconecta.com.br

Clique na galeria para ampliar as imagens

 

Publicidade