Publicidade
Conferência Conexão Suécia leva modelos nórdicos de inovação ao Vale do Itajaí
25 de Julho de 2018

Conferência Conexão Suécia leva modelos nórdicos de inovação ao Vale do Itajaí

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A cidade de Blumenau receberá no início de agosto a IV Conexão Suécia. A edição da conferência marcará a continuidade do projeto iniciado no ano de 2016, em Florianópolis. Desde então, três eventos (Conexão Suécia, Missão Suécia e Cidades Sustentáveis) foram promovidos, estreitando as relações entre Santa Catarina e o país europeu. Para a conferência, especialistas suecos em inovação estarão no Vale do Itajaí para interagir com empresários, Administradores, empreendedores, classe política, profissionais de TI e do ecossistema de inovação. Será oportunidade para troca de experiências, debates qualificados e promoção de novos negócios entre os países.
 
O encontro será realizado no dia 7 de agosto, no Centro Empresarial de Blumenau (CEB). Para 2018, o evento seguirá a mesma dinâmica de sucesso da primeira edição, trazendo três renomados palestrantes europeus para falar sobre diferentes áreas de atuação e a possibilidades de parcerias com o Brasil. Serão explanações com 1h de duração focadas na inovação, negócios e ambiente de desenvolvimento tecnológico. Encerradas as apresentações, serão organizados painéis com debates sobre os assuntos, trazendo as experiências suecas para a realidade catarinense e apontando a viabilidade para a implantação dos modelos por aqui.
 
“Blumenau e todo o Vale do Itajaí ganharão muito com o evento. Nosso ecossistema de inovação estará dialogando com especialistas suecos e buscando entender os modelos de interação e colaboração da Indústria – Academia e Poder Público usados naquele país, referência mundial na área de inovação”, exaltou o diretor de Assuntos Tecnológicos e Inovação da ACIB e professor da FURB, Everaldo Artur Grahl.
 
A primeira palestra do evento será “Modelo Sueco de Open Innovation: Conectando Grandes Empresas com Startups”, com Lars Birging, desenvolvedor de negócios no Science Park Jönköping, trabalhando com novas idéias e empresas estabelecidas. Na sequência, um painel voltado aos “Desafios e possíveis adaptações do modelo sueco para Santa Catarina”, com o Adm. Miguel Rivero Neto e Lars Birging, irá aproximar a realidade europeia ao modelo catarinense.
 
Klas Hakan Alm irá proferir a segunda palestra do dia, “O Estilo Sueco de Inovação nas Gigantes da Indústria”. Klas é CEO da Vision House, empresa de TI situada na Tailândia e presta serviços para empresas como Scandinavian Airlines System (SAS), LG e Tetra Pak. O painel “Inovação nas empresas catarinenses, fatores de sucesso e a 4ª Revolução Industrial”. 
 
Por fim, Jacob Poulsen, diretor de Ciência e Inovação da Embaixada da Suécia no Brasil, irá apresentar “Os fatores que tornaram a Suécia o segundo país mais inovador do mundo”, seguido do painel “Desafios para construir um ambiente favorável para negócios inovadores e bilaterais”, que contará com a participação do professor Jonas Lindstrom e de Raul Wazlawick. 
 
A grande novidade para este ano é a Rodada de Negócios Brasil e Suécia. A atração será realizada em parceria com o Science Park, instalado na Universidade de Jönköping, onde são criadas cerca de 300 novas empresas por ano com foco no desenvolvimento de produtos e suporte para solução de demandas externas de empresas. “Essas atividades vão engrandecer muito nosso estado nos próximos anos. Queremos conhecer melhor o modelo de liderança sueco que é focado em pouca hierarquia e trabalhos a longo prazo, eles arriscam pouco nos negócios, porém trabalham com uma margem menor de erro”, avaliou o Adm. Miguel Rivero Neto, da VEC – Valor e Competência, realizadora do evento.
 
Com o objetivo de gerar parcerias entre os empresários catarinenses e o setor privado sueco, a primeira Rodada de será focada no Setor de Tecnologia da Informação, tema escolhido devido à vocação de Santa Catarina para a área e o adiantado estágio nórdico neste quesito. A programação da rodada de negócios será composta de dois momentos específicos: apresentação das empresas brasileiras e suas soluções e apresentação dos suecos sobre oportunidades, pré-requisitos, agenciamento e tipos de negociação.
 
“A ideia do evento é de compartilhar e replicar o modelo sueco de inovação. O princípio de unir a academia ao meio empresarial, trabalhando em conjunto é um dos pilares do desenvolvimento nórdico. Acreditamos que as similaridades de Santa Catarina com o país europeu podem tornar estas parcerias viáveis e valorosas para nosso estado”, destacou Miguel Rivero.

Publicidade

 
Conexão Suécia
Data: 7 e 8 de agosto
Horário: 14h30 às 20h40 e 13h às 19h
Local: Centro Empresarial de Blumenau
Mais informações: conexaosuecia.com.br

Publicidade