Competição levará empresa vencedora ao SeedStars World, na Suíça
Cinco empresas se sagraram vencedoras da etapa regional do Desafio Brasil, competição entre startups, em Florianópolis. As cinco foram classificadas para a Final Nacional, a ser realizada na Open Innovation Week (OIW), maior evento de inovação aberta do mundo, em dezembro, em São Paulo.
As selecionadas na etapa catarinense
– EngagED, que criou uma plataforma de gestão e relacionamento para expandir e profissionalizar a educação;
– Intradebook, que apresentou uma solução B2B para inserção de pequenas empresas no comércio internacional;
– RatoRói, que desenvolve superfícies ecológicas para o mercado de calçados e confecção de etiquetas;
– Lett, que é um marketplace de supermercados que indica as melhores opções para os usuários;
– SIPPulse, um sistema que identifica chamadas fora da política de uso e com características de fraude na rede.
A etapa regional contou com a participação de dez empresas e foi realizada, no dia 07 de novembro, no Parque Tecnológico Alpha.
Desafio Brasil
O Desafio Brasil é uma rede que convida startups brasileiras a apresentarem propostas e soluções para os mais diversos desafios. São seis etapas regionais (BH, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Rio de Janeiro e Recife) que selecionam cinco startups cada. As classificadas participam da Final Nacional, que irá eleger a grande vencedora para representar o Brasil no SeedStars World, evento que reúne as startups consideradas mais promissoras do mundo, em Genebra.
Mais do que uma competição, o Desafio Brasil é uma rede colaborativa. “As empresas que avançam na disputa são as que estão mais aderentes aos objetivos do programa. Entretanto, as que não avançam, continuam participando da comunidade: são convidadas a participar da Open Innovation Week para interagir livremente no evento e continuar o aprimoramento. Além disso, todos os trinta finalistas da etapa nacional são convidados para serem avaliadores do Desafio Brasil do próximo ano e os dez melhores avaliados da Final Nacional são chamados para expor seus projetos no ano seguinte e apresentar seu progresso”, explica Bruno Rondani.
Marcelo Mello, fundador e CEO da STA, uma das três finalistas nacionais do Desafio Brasil de 2013, conta como a competição ajudou a empresa a crescer e como é importante manter a rede de inovação ativa: “A experiência foi tão marcante, que a STA tem participado de todo tipo de prêmio, desafio, competição e programas de negócios, sempre colhendo bons frutos e amadurecendo ainda mais. Defendo e indico fortemente a participação de empresas nascentes e de autores de ideias em desafios como este, que proporcionam um ambiente de troca de experiências, mentorias, networking e o espaço de co-criação em um processo contínuo”.