Publicidade
Centro Design Catarina lança plataforma de inovação e feira para área de design
16 de Novembro de 2016

Centro Design Catarina lança plataforma de inovação e feira para área de design

Publicidade

O Centro Design Catarina (CDC) lança nesta quinta-feira (17) duas novidades para o setor de design de Santa Catarina: a plataforma digital Indexhub, voltada para a geração de inovação; e a 1ª Design Business Fair, que acontecerá em maio de 2017. Os lançamentos serão a partir das 14h, na sede da Acate (Passeio Primavera da SC-401), num evento aberto ao público (mediante inscrição) e contará com cinco palestras de profissionais de renome nacional nas áreas de inovação e design.

A plataforma Indexhub visa aproximar os agentes que fazem parte do processo de inovação: indústrias (de todos os setores da economia do Estado), centros de pesquisa e escritórios de design – todos participam sem custo – e assim proporcionar maior velocidade e assertividade no desenvolvimento de novos produtos com inovação e design. 

Publicidade

Trata-se de um ambiente de negócios dinâmico, que irá unir oferta e demanda. “O objetivo é incentivar o uso do design pelas empresas como fator indutor na criação de valor, visando maior competitividade no mercado e geração de inovação”, afirma a presidente do CDC, Roselie de Faria Lemos. Ela explica que a inovação é vista por muitas empresas apenas pela ótica tecnológica, e que é preciso mostrar que o design é fundamental neste processo – já que tem como foco a satisfação do consumidor.

Desde o início deste ano, a equipe do CDC tem percorrido o Estado fazendo um trabalho de sensibilização e divulgação da INDEXHUB, para que as melhores empresas catarinenses sejam cadastradas e participem da plataforma. Mesmo antes do lançamento, o projeto já conta com mais de 120 participantes (87 empresas, 24 escritórios de design e 10 centros de pesquisa). Entre eles grandes marcas como Irani, Komeco, Ceusa, Oxford, Docol, Dohler, Mueller, Cadence, Rapahella Booz, entre outras.

Além de ser um ambiente de negócios, a plataforma vai proporcionar também um maior acesso às informações mais importantes do mercado, como as novas tendências de consumo e as novas tecnologias, inserindo técnicas de inovação, coworking, design thinking e open innovation, através do método da inomediação.

A INDEXHUB é financiada pelo Governo do Estado, através da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e foi construída pelo Laboratório de Criação Digital do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Turismo e Lazer da Univali, Campus Florianópolis.

Publicidade
Publicidade