Publicidade
Centro Design Catarina e Univali lançam plataforma de inovação
11 de Novembro de 2016

Centro Design Catarina e Univali lançam plataforma de inovação

Publicidade

A plataforma aberta de inovação “Indexhub”, iniciativa do Centro Design Catarina (CDC) em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), será lançada no dia 17 de novembro (quinta-feira), das 14h às 18h, na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), em Florianópolis. O encontro reunirá palestrantes renomados no Brasil, em uma preparação do ambiente da plataforma aberta, onde serão lançados desafios de inovação por meio de produtos industriais com uso intensivo do design.

A plataforma objetiva incentivar o uso do design pelas empresas como fator indutor no processo de criação de valor, visando maior competitividade no mercado e tempo de vida para os produtos. A proposta proporcionará a oportunidade de interação entre os agentes principais do setor – indústrias, centros de pesquisa e designers. No ambiente, os agentes terão acesso a informações de mercado, como: tendências de consumo e novas tecnologias, provocando-os a utilizar técnicas de inovação, entre elas: coworking, design thinking e open innovation.

Publicidade

O Centro Design Catarina desenvolveu o trabalho de sensibilização das indústrias do Estado, centros de pesquisa e escritórios de design do país, para que participem da iniciativa, compartilhem e exponham as melhores soluções em inovação e design na plataforma. Até o momento, foram sensibilizadas 87 empresas, 24 escritórios de design, 10 centros de pesquisa, e esse processo continuará após o lançamento da plataforma.

A plataforma Indexhub foi construída pelo Laboratório de Criação Digital do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Turismo e Lazer da Univali, Campus Florianópolis, e financiada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Renato Buchele Rodrigues, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação, Turismo e Lazer da Univali, ressalta que, como visão de futuro, o Centro pretender ser referência como propulsor de conhecimento na área da indústria criativa, por meio de projetos de integração entre a academia e o mercado, com foco no desenvolvimento de produtos e serviços.

Inscrição para participar da plataforma
A inscrição na plataforma depende da avaliação da equipe do CDC. As empresas que tiverem interesse em participar devem entrar em contato, por e-mail no endereço eletrônico [email protected] ou por telefone, no número (48) 3665-4873, para agendamento de entrevista presencial. Uma comissão avaliará o perfil das empresas interessadas. 

Palestras e inscrição para evento de lançamento
O evento de lançamento contará com a participação de profissionais renomados. Roselie de Faria Lemos, do Centro Design Catarina, apresentará a proposta da “Indexhub”. Vera Crósta, coordenadora da Plataforma iTec, da Associação Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), falará sobre plataforma de inovação aberta. Já Levi Girardi, da QuesttolNó, abordará a relação entre inovação e design. O tema pesquisa na inovação será pontuada por Jorge Lopes, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Carlos Eduardo Bizzotto, da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, ministrará a palestra “Propriedade Industrial”. Ciro Pereira, da empresa Naxos, encerrará o ciclo de formações com a apresentação do estudo de caso Naxos. As inscrições para participar do evento estão disponíveis em https://goo.gl/forms/NEREH1oT8GnWhsxm1.

 

Lançamento da plataforma aberta de inovação “Indexhub”
Data: 17 de novembro (quinta-feira), das 14h ás 18h
Local: Acate – Rodovia SC 401, Km 4, Primavera Garden Center – Saco Grande – Florianópolis – SC
Inscrições: https://goo.gl/forms/NEREH1oT8GnWhsxm1

Publicidade
Publicidade