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Cafundó, de Florianópolis, faz animação para os 50 anos da Rede Globo
15 de Junho de 2015

Cafundó, de Florianópolis, faz animação para os 50 anos da Rede Globo

Globo 50 Anos from Cafundó Estúdio Criativo on Vimeo.

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Em 2015 a Globo completa 50 anos, e pretende aumentar ainda mais os laços que construiu neste período com milhões de brasileiros. Uma comemoração com ações interativas com seu público, relembrando momentos inesquecíveis da teledramaturgia. O foco principal da campanha é o produto de maior sucesso da rede de televisão, as novelas e seus memoráveis personagens e jargões. Com esse objetivo de relembrar os personagens e sua ligação com o público, seus diretores criativos pediram ao Cafundó uma releitura dos maiores momentos, mas de uma maneira divertida, pop e fofa.

Briefing
O vídeo no estilo Cinematics deveria fazer com que noveleiros se apaixonassem – novamente ou pela primeira vez – por personagens que fazem parte da cultura brasileira. Ele é a estreia da série #Noveleiros, projeto multiplataformas que revive figuras inesquecíveis das novelas, que fizeram o público se emocionar, se divertir, chorar e torcer por um final feliz.

Figuras como Jorge Tadeu, o fotógrafo galã da novela “Pedra sobre pedra”; Nazaré, a diva do mal de “Senhora do destino”; Carminha, a grande estrela de “Avenida Brasil”; Félix, que “salgou a Santa Ceia” em “Amor à vida”; além da supervilã Odete Roitman, personagem de Beatriz Segall em “Vale tudo”, deveriam ganhar versões em personagens minimalistas e contemporâneos, em cenas que trouxessem à memória do telespectador instantaneamente as lembranças da época, dos personagens e da trama envolvida.

 

Personagens
Seguindo o briefing proposto, o Cafundó deveria criar uma versão dos personagens em animação que não fosse uma caricatura, mas sim algo especial e exclusivo. Foi optado pela linha do flat design, sem contornos e com base em  formas geométricas e poligonais.
 
Foi dada uma forma base para todos, e depois foi-se adaptando até cada um adquirir sua personalidade, com seus traços e pontos mais marcantes. O resultado são 30 desenhos que o público relaciona facilmente com seus personagens de inspiração.


 
 

Animação
Para a animação ficar fluida e ter o mínimo de elementos possível, utilizou-se morphs para transição entre cenas. Esse foi um dos pontos importantes que usou a próprio formato dos personagens para realizar transições internas.

Lançamento e interação com o público
O lançamento oficial da campanha foi feito no primeiro dia de Junho, nas redes sociais e no site da Globo. Além do vídeo, os personagens viraram objetos de presente para adquirir na Loja Globo e materiais para download e impressão disponibilizados gratuitamente e idealizados pela equipe interna da rede.

Para assistir à animação clique aqui

No Facebook da Rede Globo está disponível o app #noveleiros, onde é possível fazer o download dos personagens e seus mais famosos bordões para usar no Messenger.

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