Globo 50 Anos from Cafundó Estúdio Criativo on Vimeo.
Em 2015 a Globo completa 50 anos, e pretende aumentar ainda mais os laços que construiu neste período com milhões de brasileiros. Uma comemoração com ações interativas com seu público, relembrando momentos inesquecíveis da teledramaturgia. O foco principal da campanha é o produto de maior sucesso da rede de televisão, as novelas e seus memoráveis personagens e jargões. Com esse objetivo de relembrar os personagens e sua ligação com o público, seus diretores criativos pediram ao Cafundó uma releitura dos maiores momentos, mas de uma maneira divertida, pop e fofa.
Briefing
O vídeo no estilo Cinematics deveria fazer com que noveleiros se apaixonassem – novamente ou pela primeira vez – por personagens que fazem parte da cultura brasileira. Ele é a estreia da série #Noveleiros, projeto multiplataformas que revive figuras inesquecíveis das novelas, que fizeram o público se emocionar, se divertir, chorar e torcer por um final feliz.
Figuras como Jorge Tadeu, o fotógrafo galã da novela “Pedra sobre pedra”; Nazaré, a diva do mal de “Senhora do destino”; Carminha, a grande estrela de “Avenida Brasil”; Félix, que “salgou a Santa Ceia” em “Amor à vida”; além da supervilã Odete Roitman, personagem de Beatriz Segall em “Vale tudo”, deveriam ganhar versões em personagens minimalistas e contemporâneos, em cenas que trouxessem à memória do telespectador instantaneamente as lembranças da época, dos personagens e da trama envolvida.
Personagens
Seguindo o briefing proposto, o Cafundó deveria criar uma versão dos personagens em animação que não fosse uma caricatura, mas sim algo especial e exclusivo. Foi optado pela linha do flat design, sem contornos e com base em formas geométricas e poligonais.
Foi dada uma forma base para todos, e depois foi-se adaptando até cada um adquirir sua personalidade, com seus traços e pontos mais marcantes. O resultado são 30 desenhos que o público relaciona facilmente com seus personagens de inspiração.
Animação
Para a animação ficar fluida e ter o mínimo de elementos possível, utilizou-se morphs para transição entre cenas. Esse foi um dos pontos importantes que usou a próprio formato dos personagens para realizar transições internas.
Lançamento e interação com o público
O lançamento oficial da campanha foi feito no primeiro dia de Junho, nas redes sociais e no site da Globo. Além do vídeo, os personagens viraram objetos de presente para adquirir na Loja Globo e materiais para download e impressão disponibilizados gratuitamente e idealizados pela equipe interna da rede.
Para assistir à animação clique aqui
No Facebook da Rede Globo está disponível o app #noveleiros, onde é possível fazer o download dos personagens e seus mais famosos bordões para usar no Messenger.