O estado de São Paulo recebeu o primeiro caminhão de lixo 100% elétrico do planeta. Produzido pela empresa chinesa BYD, a primeira unidade do veículo foi vendida para a brasileira Corpus, que levou a novidade para as cidades de Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos.
De acordo com o Hypeness, o caminhão é capaz de comprimir até 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento, graças a um mecanismo hidráulico de compactação. Com uma recarga de duas horas, a bateria de fosfato de ferro lítio (que é reciclável e tem vida útil de 40 anos) garante o funcionamento por 8 horas ou 200 km.
Segundo o diretor operacional da Corpus, João Paschoalini, o investimento no caminhão elétrico é mais alto que no convencional, mas é recompensado pela economia com a operação e a manutenção, além de ser ecologicamente melhor. A empresa pretende ampliar a frota com essa alternativa sustentável a fim de tornar os caminhões elétricos em regra e não exceção.
Outro plano, de acordo com o diretor da BYD no Brasil, Carlos Roma, é utilizar a energia gerada em aterros sanitários para abastecer os caminhões, dispensando assim o uso da energia hidrelétrica.