Publicidade
Arquitetos e paisagista premiados assinam empreendimento sustentável na Praia do Santinho
29 de Junho de 2023

Arquitetos e paisagista premiados assinam empreendimento sustentável na Praia do Santinho

Empreendimento vai promover diversas melhorias na vizinhança

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Três renomados escritórios de arquitetura e paisagismo se uniram para projetar o primeiro empreendimento da PROCAVE em Florianópolis, na Praia do Santinho, Norte da Ilha de Santa Catarina.

O projeto, residencial, terá vilas com apartamentos “garden” (térreos e com quintal) e mais três pavimentos. Integrado à natureza, o Catarina Village vai ocupar menos de um terço do terreno de 82 mil metros quadrados.

Publicidade

“Um dos grandes desafios foi aproveitar da melhor forma as características do terreno. A área tem uma declividade natural que permite a distribuição das construções de forma bastante harmônica, sem comprometer, por exemplo, a vista da paisagem de quem circula fora do empreendimento”, diz o arquiteto Daniel Ceres Rubio, do conhecido escritório Desenho Alternativo. “Desde o início, nossa intenção sempre foi integrar natureza e área urbana, um conceito bastante moderno de arquitetura”.

Responsável pelo projeto arquitetônico do empreendimento, Daniel trabalhou em parceria com o escritório MarchettiBonetti+, um dos mais renomados de Santa Catarina, que assumiu os projetos de interiores, e com o paisagista Alex Hanazaki, duas vezes vencedor do principal prêmio da American Society of Landscape Architects, que escolhe todos os anos os melhores projetistas de jardins do mundo. Juntos, os profissionais desenvolveram unidades que têm ventilação e iluminação natural em todos os cômodos, o que reduz a demanda por energia elétrica, e conceberam um projeto que valoriza a integração das áreas internas a um “grande jardim”. O empreendimento tem telhados verdes com sistema de captação de água da chuva e geração de energia fotovoltaica para áreas comuns. Além disso, áreas de vegetação nativa serão preservadas e ampliadas.

Mais de três mil metros quadrados de área do terreno vão ser destinados à implantação de infraestrutura viária e de lazer para atendimento aos moradores do bairro. O projeto inclui, por exemplo, a oferta de uma área comercial, o que vai fomentar a economia da região, e a construção de uma praça pública, que também terá o paisagismo desenvolvido por Alex Hanazaki.

A Servidão Marciano Severino vai ser alargada para permitir o acesso do caminhão de lixo e de bombeiros e passará a ter calçada, estacionamento público e rotatória. A região também vai ganhar um novo acesso à praia, compartilhado pelos vizinhos e os moradores do empreendimento. O caminho atual, por trilhas abertas na vegetação de restinga, será substituído por uma passarela de madeira suspensa e iluminada.

Publicidade