Publicidade
APRO e Sebrae promovem módulo Transmídia e Inovação em Porto Alegre
25 de Fevereiro de 2015

APRO e Sebrae promovem módulo Transmídia e Inovação em Porto Alegre

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizam o módulo Transmídia e Inovação, do programa “Objetiva – Empreendedorismo em Foco”, em Porto Alegre, entre os dias 03 e 06 de Março, no Hotel Deville Prime.

O módulo será coordenado por Rodrigo Dias Arnaut, Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM, Engenheiro de Computação (USJT) e Técnico em eletrônica pela ETE GV. O profissional também é o curador responsável do grupo de estudo em transmídia (#EraTransmidia), professor do curso sobre o mesmo tema na ESPM, além de líder de inovação e pesquisador de sistemas de TV no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da TV Globo.

Publicidade

Além de Arnaut, a etapa contará com Rodrigo M. Terra, graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP, pós-graduado em Administração pela FGV e especializado em empreendedorismo pela IBMEC-SP. Diretor de TV e Vídeo, o profissional atua como produtor transmídia, criador de formatos televisivos e multiplataforma, além de consultor na área de comunicação e conteúdo transmídia. Já conduziu projetos para a TV Cultura-SP, Grupo Abril e Tilibra, entre outros. Serão abordadas cinco etapas de temas que orientam como deve ser desenvolvido um projeto transmídia, incluindo a importância da audiência na construção e manutenção desses projetos, a definição das múltiplas plataformas de mídias, além de serem apresentados as principais janelas e suportes adequados aos projetos, assim como alguns exemplos e cases internacionais.

Com o objetivo de direcionar os alunos sobre planejamento de projetos transmídias e detectar pontos estratégicos de cada projeto audiovisual, para a Gerente Executiva de Capacitação da APRO, Odete Cruz, o módulo Transmídia proporcionará aos alunos uma visão estratégica para pensar e criar projetos inovadores com o uso de várias plataformas. “A expectativa é que este módulo incentive os produtores audiovisuais a ampliar seus conhecimentos e técnicas no processo de criação e realização de conteúdos para várias plataformas e projetos transmídia com inovação tecnológica, adequando as janelas e os suportes apropriados para cada trabalho”, ressalta.

O programa “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão). Posteriormente, Porto Alegre receberá o último módulo que abordará tema relacionado à Distribuição/Circulação. Também estão previstos módulos no Distrito Federal e em Recife, em datas e locais ainda não definidos.
Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual
Lançado em outubro de 2013, o Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual busca oferecer às produtoras cursos de capacitação em gestão empresarial, distribuição, formatação de projetos para leis de incentivo e editais, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, aspectos jurídicos para direitos autorais, modelos de contratos referenciais, entre outros conteúdos. O Programa é aberto para todo o mercado de produção audiovisual nacional.
MóduloTransmídia / Inovação – “Objetiva Empreendedorismo em Foco”
Data: entre 03 e 06 de Março de 2015
Horário: das 9h30 às 17h30
Local: Hotel Deville Prime
Endereço: Av. dos Estados, 1909 – Porto Alegre
Outras informações: [email protected] e [email protected])

Publicidade
Publicidade