Publicidade
Aplicativo desenvolvido em Santa Catarina vai revolucionar as receitas médicas
15 de Julho de 2016

Aplicativo desenvolvido em Santa Catarina vai revolucionar as receitas médicas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

É sabido que milhares de pessoas todos os dias administram medicamentos de forma errada. Elas não entendem a receita médica, não entendem a linguagem médica. Muitos acham que tomar um remédio de 8 em 8 horas é tomar 8 da manhã e 8 da noite, por exemplo. Os empreendedores foram às ruas de Fortaleza para perguntar o que os pacientes entendem das receitas médicas e o resultado fortalece a proposta de valor da iniciativa. 
Veja no video abaixo como o assunto é sério.

Publicidade

 

APP visa mudar isso.
A ADVMED é resultado de pesquisas e vai possibilitar a emissão de receita médica com ilustrações e organizada por horários. Ele organiza a informação e ensina a forma correta de fazer o tratamento, aumentando em até 5x o entendimento das instruções médicas. Assim, os tratamentos são mais eficazes, garantindo maior adesão e o principal, tornando a saúde compreensível a todos.

Segundo Rogério Malveira, um dos idealizadores do projeto, o software já foi testado em hospitais. “Os testes nos mostraram excelentes resultados. Agora, precisamos finalizar o desenvolvimento para poder disponibilizá-lo para o maior número de médicos possível”.

Aporte
Com qualquer valor você pode ser um investidor dessa causa. Faça sua doação e ajude a divulgar.  Conheça esse projeto e participe da campanha de financiamento no GlobalGiving clicando aqui.

A origem 
A ideia, algo relacionado a forma de comunicar saúde, já era algo que ficava no insconsciente de Rogério Malveira. No entanto, o grande estalo veio quando ele estava em uma aula e teve a ideia de usar pictograma para ilustrar a orientação de como a pessoa deve consumir a medicação. Foi pra casa e escreveu. Uma semana depois, viu o vídeo de divulgação do Social Good Brasil Lab no Facebook. Convidou uma amiga de infância para apostar na nova empreitada com ele e recebeu um sim. Carla Tenecy trabalha com Publicidade mas também estava à procura de novos ares. E os dois decidiram se inscrever. De Fortaleza para Floripa, o jovem teve a experiência que mudaria a sua vida completamente. Hoje, no desenvolvimento da iniciativa ADVMED, a vontade da dupla é transformar o modo como as receitas médicas são passadas. “Trabalhei muito tempo em empresas de publicidade buscando um algo a mais, mas nunca aconteceu. Quando o Rogério me contou da ideia senti que era algo que devia ir, que tinha esse algo a mais. E desde então, só tem sido incrível. É muito bom estar em um projeto grande que você confia muito”, diz Carla.

Segundo o estudante, o Brasil tem quase 28 milhões de analfabetos funcionais. Para essas pessoas, o software inovador poderá ser usado pelo médico, que gera uma receita médica adaptada à realidade do paciente. Usando pictogramas e design de informação, por meio de desenhos ilustrativos, o ADVMED contribui em até cinco vezes o entendimento do que foi passado pelos pacientes. “Também criamos informação médica fácil e adaptada que vai no verso da receita, o que guia o médico de forma objetiva na hora de orientar o paciente”, ressalta Malveira.

Publicidade
Publicidade