Publicidade
ACATE firma parceria com ENIAC para iniciativa pioneira de inovação aberta
02 de Maio de 2022

ACATE firma parceria com ENIAC para iniciativa pioneira de inovação aberta

Linklab ACATE Eniac irá conectar grupos de pesquisa e desenvolvimento e startups a corporates

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e o Centro Universitário Eniac, de Guarulhos, lançaram uma parceria para conectar grupos de pesquisa e desenvolvimento da universidade e startups a grandes empresas para atender desafios de inovação. A ponte será feita por meio do Linklab, programa de inovação aberta da ACATE.

O objetivo do Linklab ACATE Eniac é conectar corporates, com demandas de produtos e serviços inovadores, a startups e grupos de pesquisa e universitários do Eniac que desenvolvam soluções aplicáveis. Dessa forma, gerando negócios e oportunidades para ambos os lados.

Publicidade

O presidente da associação, Iomani Engelmann, reforça que a parceria com Eniac representa uma iniciativa pioneira no país, porque conecta a Academia e todo um ecossistema de inovação. “Um dos grandes benefícios da inovação aberta é que ambas as partes são favorecidas: as grandes empresas avançam com uma maior agilidade e os alunos têm a oportunidade de aprender, desenvolver novas soluções e entrar no mercado. E acreditamos que essa parceria com o Eniac representa um primeiro passo fundamental para essa conexão com a Academia, tão fundamental no processo de inovação”.

O Eniac engloba cerca de 10 mil alunos universitários e 15 grupos de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, a instituição de ensino colocará em funcionamento seu Hub de Inovação, criado recentemente para unir Academia, empresas e mercado em um ecossistema que fomente soluções para as necessidades do ambiente de negócios da região de Guarulhos.

“Com o Conselho Empresarial de Guarulhos e Região (CEGRU) nós já estamos ouvindo as dores que os empresários sentem no dia a dia. Agora, com o LinkLab e o nosso Hub de Inovação Eniac, vamos aproximar as startups desse setor produtivo. Todos ganham, inclusive nossos alunos”, pondera o mantenedor do ENIAC, Ruy Guérios.

O diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, explica que inicialmente o Linklab ACATE Eniac será virtual, o que permite conectar as empresas da região de Guarulhos a uma rede de inovação aberta espalhada pelo país. Porém, dependendo da adesão, no futuro é possível que se instale um hub físico no Eniac.

Publicidade
Publicidade