A Black Friday, principal evento de vendas para e-commerce, acontece tradicionalmente no último final de semana de novembro. Por ser uma data que atrai a atenção e o engajamento de consumidores dos mais variados perfis, é importante que as marcas se planejem para a data com antecedência, estruturando estratégias para não concentrar esforços apenas nos quatro dias tradicionais de ofertas, apostando em diferentes formatos e canais para encontrar uma audiência interessada em comprar na data. Para auxiliar o mercado neste planejamento, a Publya, Trading Desk especializada em mídias digitais, está promovendo o Webinar gratuito “Black Friday além do desconto: práticas de mídia para potencializar suas vendas”. O evento acontecerá no dia 25 de setembro, às 10 horas, e abordará o comportamento do consumidor em edições anteriores da Black Friday, além de tendências e oportunidades para as marcas. Os participantes também terão acesso a insights sobre a jornada de compra dos clientes e sugestões de estratégias de mídia para ter mais conversão em vendas.
Segundo estudo realizado pela Confi.Neotrust em 2023, na última Black Friday o comércio eletrônico registrou R$ 3,4 bilhões em vendas entre a quinta-feira e o final de sexta-feira, especialmente em itens do segmento de eletrodomésticos e eletrônicos. Contudo, esse montante representou uma queda de 15,1% em relação ao ano anterior, destacando uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a diluir suas compras ao longo de todo o mês de novembro.
Para Camilla Leal, Head de Marketing da Publya, é crucial que as marcas compreendam essa mudança e se antecipem ao planejar suas campanhas. “Os consumidores pesquisam muito antes de tomar uma decisão de compra durante a Black Friday. Eles utilizam sites de busca, aplicativos das lojas, e-commerces confiáveis e redes sociais para encontrar as melhores ofertas”, explica Camilla. “Não é apenas uma questão de oferecer promoções, mas de planejar como essas oportunidades serão comunicadas e chegarão ao público”, argumenta.
Ainda segundo a especialista, cada nicho de mercado tem suas peculiaridades e é importante que as marcas construam suas estratégias de mídia considerando o comportamento de seus consumidores. “Uma boa estratégia envolve diversificação de formatos. Campanhas que combinam o uso de influenciadores digitais com mídias programáticas em vídeo e anúncios nas redes sociais, por exemplo, tendem a gerar mais engajamento e conversões”, destaca Camilla.