Publicidade
Web Summit, Bem-Vindo ao Rio de Janeiro
02 de Maio de 2023

Web Summit, Bem-Vindo ao Rio de Janeiro

Evento considerado o maior do mundo no segmento oferece 300 palestras

Publicidade

A noite de abertura do Websummit Rio 2023 contou com as presenças de Luciano Huck, David Vélez, Maju Coutinho, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e outros convidados especiais.

Aconteceu no feriado desta segunda-feira, 1 de maio, a noite de abertura do Websummit Rio 2023, a primeira edição fora da Europa da maior conferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo, que ocorre anualmente em Lisboa, Portugal.

Publicidade


Destaques da abertura

Para a noite de abertura, que foi assistida por 5 mil pessoas no pavilhão da Rio Centro, o evento contou com a presença dos convidados especiais:
Luciano Huck, apresentador, empresário e ativista social, conhecido pelo programa “Caldeirão do Huck” da Rede Globo.

Ayọ̀ Tómetí, ativista nigeriana-americana, co-fundadora do movimento Black Lives Matter (BLM).

Eduardo Paes (PDT), atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

David Vélez, empresário colombiano, fundador e CEO do Nubank.

Maju Coutinho, jornalista brasileira, a primeira mulher negra a apresentar um telejornal de grande audiência no Brasil.

Txai Suruí, líder indígena brasileira da etnia suruí, coordenadora do Movimento da Juventude Indígena e Embaixadorie da Z1, programa de embaixadores de uma conta digital para adolescentes.

Christiane Pelajo, jornalista brasileira, ex-âncora do Jornal da Globo.

Paddy Cosgrave, empresário irlandês, fundador e CEO da Web Summit, também co-fundador de outras conferências de tecnologia, como a Collision e a RISE.

Startups e seus pitch

Para a introdução do evento, CEOs de startups foram convidados e deram algumas palavras sobre seus projetos. Dentre eles:

Carolina Kia falando da sua iniciativa BUD, para tratar de problemas de depressão e ansiedade. Paula Nira da Latu Seguros tratando dos riscos cibernéticos na América Latina e as perdas financeiras que ocorrem devido a ataques cibernéticos. Seguido por Mario Augusto da NG+ banco para jovens.

A CEO da DINIE Andrea o CEO da Multiplier também subiu ao palco.

Assim como Stephanie von Staa Toledo da Oya Care; Maya Pindeus da Humanising Autonomy, e a Mia da Zippi.

Eles tiveram 3 minutos cada um, para fazer seu pitch.

CEO do Web Summit

Após uma grande pausa, Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit, subiu ao palco para dar o real início ao Web Summit, enfatizando a importância das conexões no Web Summit, e pede ao público que se levante e que se apresente ao menos a 3 pessoas.

Eduardo Paes entra em cena e deseja as boas-vindas ao público, e faz um pitch ressaltando os valores do povo e da cultura brasileira a fim de salientar porque o Rio de Janeiro deve ser a segunda casa do Web Summit. Ele enfatizou os esforços da cidade do Rio de Janeiro no que se trata de inovação e de qualificação da mão-de-obra.

Maju Coutinho sobe ao palco com Ayo Tometi para uma entrevista. Maju agradece a sua presença no Brasil e enfatiza o que Ayo representa hoje, elogiando seu trabalho. Ayo responde as questões falando do seu trabalho e a importância das mudanças sociais, destacando que estamos vendo uma evolução das mentalidades e ações sendo tomadas para combater problemas sociais e raciais, porém, ainda temos muito o que fazer.

Maju questiona Ayo sobre os movimentos sociais nas redes sociais, se a ação virtual dos internautas não poderia criar uma falsa sensação de mudança devido a larga aderência a estes movimentos nas mídias, mas que na prática, a mudança não esteja acontecendo. Ayo responde afirmando que movimentos sociais sempre existiram, e que cada um deve usar o meio que lhe é de alcance para poder se expressar, e que se a mudança não estiver ocorrendo, nós vamos compartilhar isso também. Ela afirma que nós é quem guiamos essas ferramentas (redes sociais) e não elas que nos guiam.

ChatGTP

Após a entrevista de Maju com a Ayo, foi a vez do Luciano Huck subir ao palco do Websummit. Luciano Huck sobe sozinho e começa afirmando que teve que usar o ChatGTP para traduzir seu speech para o inglês, pois o havia preparado somente em português.

Ele começa falando do seu trabalho como ativista social. Ele continua contando uma história de tragédia pessoal, costurando com o tema do desmatamento e da preservação do meio ambiente e seu apoio aos povos indígenas. Huck continua seu speech falando de problemas climáticos por meio de histórias de vida de pessoas que vem sofrendo com os problemas climáticos. Por diversas vezes Huck fez pausas e quase descontinuou sua conferência em inglês devido à tradução com erros feitas pelo ChatGPT.

Txai Suruí se junta a Luciano Huck no palco do Web Summit. Ela começa seu speech enfatizando a importância dos povos indígenas e da tecnologia para a preservação da natureza. Ela destaca que o conhecimento ancestral unido à tecnologia vem permitindo que isso se concretize.

Após os lindos discursos de Huck e índia Txai, foi a vez de Christiane Pelajo, subir ao palco para entrevistar David Vélez sobre como a NuBank se tornou a maior fintech da América Latina. Vélez conta como foi o seu transtorno mental de abrir uma conta em um banco quando se mudou para o Brasil. Ele salientou todas as dificuldades que os usuários de bancos tradicionais encontram para abrir uma conta, fazer transações e realizar tarefas que ele julga simples, porém que os bancos tornaram complicadas. Ele enfatiza que para a Nubank o usuário está no centro do negócio e, que foi de lá que veio o sucesso da empresa. Ele fala da mudança do mercado financeiro, da grande fatia de usuários que os bancos tradicionais perderam para as fintechs devido à falta de inovação. Ele destaca a importância da busca pela inovação em todas as camadas de nossas vidas, pois é inovando que podemos melhorar como pessoas, e salienta a impacto que o Web Summit terá para a economia brasileira. Ele comenta que o fácil acesso a ferramentas de inteligência artificial acelerará as mudanças e inovações de maneira cada vez mais rápida.

Encerramento do primeiro dia

A sessão se encerra com o convite do Paddy para que participantes vindos de outros países subam ao palco e façam uma contagem regressiva declarando o início do Web Summit. E foi seguida por uma recepção na praça de alimentação do evento.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade