A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), faz a sua estreia em Curitiba na terça-feira, dia 3/12, às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, localizada no centro da cidade.
Sob a regência de Roberto Minczuk e com o pianista Pablo Rossi como solista, o concerto une obras clássicas e contemporâneas em um dos espaços culturais mais prestigiados da capital paranaense. A apresentação tem entrada gratuita, e para reservar o seu ingresso para o espetáculo, acesse aqui.
O programa inclui o Concerto para Piano e Orquestra No. 12 em Lá Maior, K. 414, de Wolfgang Amadeus Mozart, com solos de Pablo Rossi, e a vibrante Serenata para Cordas em Dó Maior, Op. 48, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. Destaque especial para a execução da obra contemporânea Ignis II, da compositora Elodie Bouny, encomendada pela OFiC. “É sempre uma alegria imensa poder interpretar obras tão grandiosas em um espaço tão significativo como a Capela Santa Maria. Poder fazer parte desse momento histórico em Curitiba é motivo de grande honra e entusiasmo”, afirma Pablo Rossi, pianista e diretor artístico da OFiC.
O concerto marca a primeira apresentação da OFiC em Curitiba e também a estreia do maestro Roberto Minczuk na Capela Santa Maria. Conhecido mundialmente por sua habilidade em explorar o repertório clássico e moderno, Minczuk destaca a importância deste momento: “É uma honra dirigir a OFiC em sua estreia em Curitiba, uma cidade com profunda tradição musical. Este programa celebra a riqueza da música clássica e a inovação da música contemporânea, refletindo o espírito da Orquestra.”, diz.
Além do apoio das instituições culturais de Curitiba, o evento conta com o apoio do Hotel Slaviero, reforçando a parceria entre a OFiC e a cidade. A Orquestra Filarmônica Catarinense conta com o incentivo das empresas Ciser, Diamante, Distlé, Engie, Multilog e Portobello, por meio da Lei Rouanet, além do apoio da Fundação Galeto’s, Instituto Pedra Branca e Central Floripa.