Publicidade
Orquestra Filarmônica Catarinense realiza homenagem aos 150 anos do compositor austriaco Arnold Schoenberg
12 de Novembro de 2024

Orquestra Filarmônica Catarinense realiza homenagem aos 150 anos do compositor austriaco Arnold Schoenberg

Concerto gratuito ocorre nesta quarta-feira, 13

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) realiza, no dia 13/11 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), o concerto “Noite Transfigurada”, que reúne duas obras-primas da música ocidental: “Noite Transfigurada”, de Arnold Schoenberg, e a Serenata para Cordas Op. 48, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

A apresentação, que será gratuita e aberta ao público, estará a cargo da formação de cordas da OFiC. Para garantir seu ingresso, clique aqui.

Publicidade

O ponto alto da noite será a execução inédita em Santa Catarina da emblemática obra “Noite Transfigurada”, apresentada na versão para orquestra de cordas. Neste ano, a composição celebra os 150 anos de nascimento de Arnold Schoenberg, uma das figuras mais revolucionárias da música do século XX. Embora o compositor austríaco seja amplamente reconhecido pelo desenvolvimento do dodecafonismo — um método que marcou a vanguarda musical —, a obra pertence a um período anterior e representa sua despedida do estilo pós-romântico. Inspirada em um poema de Richard Dehmel, “Noite Transfigurada” narra, por meio da música, a complexa história de amor de um casal, explorando emoções profundas e um lirismo envolvente.

A apresentação segue com a execução da Serenata para Cordas Op. 48, em Dó Maior, de Tchaikovsky. Vibrante e cheia de contrastes, a obra reflete a habilidade do compositor russo em alternar momentos de delicadeza com passagens enérgicas e grandiosas. A composição é considerada uma das mais importantes do repertório para cordas e promete encantar o público pela sua expressividade.

“Este programa especial combina obras de alta complexidade técnica e profundidade emocional, proporcionando uma experiência artística rara para o público catarinense. A noite promete ser um marco na temporada, colocando a OFiC entre as grandes orquestras que se dedicam a repertórios desafiadores e inovadores.”, afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.

A orquestra conta com o incentivo das empresas Ciser, Diamante, Distlé, Engie, Multilog e Portobello, por meio da Lei Rouanet, além do apoio da Fundação Galeto’s, Instituto Pedra Branca e Central Floripa.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade