O Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul, da Unesco, localizado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, será o palco da 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e do Caribe (Red GeoLaC).
O evento, que ocorre entre os dias 6 e 9/11, em Torres (RS), proporcionará um fórum de colaboração e inovação para impulsionar a preservação do patrimônio geológico e cultural.
A conferência visa ainda inspirar ações que oportunizem o intercâmbio de conhecimento, estimulando iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a consciência global.
A comissão organizadora do evento é formada por representantes do Geoparque, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ulbra Torres. A iniciativa conta também com o apoio da Embratur e das Secretarias Estaduais de Turismo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
“É uma oportunidade de trazer o olhar internacional para o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, colocando nossos empreendedores em uma vitrine e mostrando o potencial do turismo como motor de desenvolvimento socioeconômico na região”, enfatiza o gerente da regional sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze. A entidade busca consolidar o turismo como ferramenta de sustentabilidade econômica e preservação do território.
Turismo e desenvolvimento sustentável
Para isso, o encontro, que também celebrará 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da Unesco, reunirá especialistas de diferentes áreas de atuação dos geoparques. Conforme a organização do evento, mais de 500 participantes de diversos países são esperados para discutir temas centrais como geoconservação, educação, turismo e desenvolvimento sustentável.
“Trata-se de um evento de grande relevância, que deixa o Geoparque do Sul e a Georrota – um produto turístico fruto do trabalho com o consórcio do Geoparque – em evidência. Então, além de uma mídia forte, tem uma promoção de destino muito importante”, destaca a analista de negócios e gestora de projetos de turismo da regional sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
Uma das ações do Sebrae na região é o desenvolvimento da economia criativa. “Por meio de um programa, a gente ajuda os artesãos locais a melhorar os produtos e a sua comunicação. Hoje temos um grupo de trabalho atendendo mais de 40 artesãos e, durante o evento, vamos lançar um catálogo que inclui o trabalho de dez deles”, explica Juliana.
Entre os confirmados na conferência, estão representantes de geoparques do Brasil, Colômbia, Cuba, México, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador e Costa Rica. O evento terá ainda palestras de lideranças da Rede Global de Geoparques, da Grécia, Portugal e França.
Caminhos dos Cânions do Sul
Com uma área de 2.830 quilômetros quadrados, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul abrange sete municípios entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Fazem parte dele Torres, Cambará do Sul e Mampituba (RS), Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande (SC).
O território destaca-se por seu conjunto de cânions – o maior da América Latina – além de possuir um patrimônio cultural valioso, ligado às culturas indígenas, quilombolas, dos imigrantes europeus e à história do tropeirismo.
Programação
A abertura oficial da conferência ocorrerá no dia 6, às 19 horas, em cerimônia aberta ao público, na Rua Coberta da praça central de Praia Grande. A programação técnica, que ocorre no campus da Ulbra, em Torres, inclui atividades como palestras, painéis temáticos, minicursos, mostra de trabalhos científicos e educativos.
Além disso, o evento também terá a ExpoTur GeoInova, feira com foco em turismo, cultura, sustentabilidade e inovação nos Geoparques. Para o dia 9, estão agendadas visitas técnicas a geossítios em todos os municípios do Geoparque.