Publicidade
Bolshoi Brasil abre 7º Dança em Cena com espetáculo gratuito
16 de Junho de 2025

Bolshoi Brasil abre 7º Dança em Cena com espetáculo gratuito

Floripa Shopping sedia evento

Publicidade

A Cia Jovem da Escola do Ballet Bolshoi Brasil é a convidada especial da abertura do Dança em Cena, projeto gratuito da região que é voltado à dança e à formação de público.

A apresentação gratuita será nesta quinta-feira (19/6), às 18h, em um palco arena montado no Floripa Shopping, em Florianópolis.

Publicidade

O elenco, formado por oito bailarinos, traz ao público trechos de grandes clássicos do balé, como O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes – obras consagradas que encantam plateias há gerações. O grupo também apresentará a delicada Valsa Moszkowski, um pas de deux conhecido por sua suavidade e que exige precisão técnica e harmonia entre os intérpretes.

“É uma companhia de enorme importância nacional, desenvolvida em nosso Estado, dividindo o palco com grupos que estão iniciando sua trajetória. O Bolshoi representa a força e a diversidade da dança brasileira, e sua presença reforça o intercâmbio que o Dança em Cena promove”, afirma Aline Menezes, diretora artística do projeto.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial oficial do Teatro Bolshoi no mundo, foi implantada em Joinville há 25 anos, transferindo para o país o método de ensino de uma das mais respeitadas instituições de balé do planeta.

São 4 dias de programação gratuita

Em 2025, o Dança em Cena chega à sua sétima edição com uma programação plural e acessível. Serão mais de 340 coreografias, aulões abertos ao público, residência artística com jovens, capacitação profissional e espetáculos gratuitos na Capital.

O evento, que ocorre até domingo (22/6), apresenta coreografias em formatos solo, duo e conjunto, com a participação de escolas e grupos amadores e profissionais em dez estilos diferentes: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Dança de Salão, Sapateado, Danças Regionais ou Populares, K-Pop e Estilo Livre.

“O Floripa Shopping faz questão de apoiar iniciativas que valorizem a cultura. É uma alegria receber mais uma edição do Dança em Cena. A mostra já virou tradição entre bailarinos e público. Este ano, temos a honra de contar com a estreia do Bolshoi Brasil no Palco Arena, o que eleva ainda mais o prestígio do evento. Também celebramos a terceira edição do Troféu Dança em Cena 2025 | Floripa Shopping, uma forma de reconhecer talentos regionais, mesmo fora do formato competitivo”, destaca Claudine Scheidt, gerente de marketing do Floripa Shopping.

Aulões gratuitos para todos os públicos

Entre as novidades da edição está a oferta de aulões gratuitos voltados à comunidade. Na sexta-feira (20), o público poderá participar de três oficinas: Dança Mix, às 15h, aberta a todas as idades; Ballet para Família, às 16h, para pais e crianças de 3 a 8 anos; e K-Pop, às 17h, voltada a crianças e jovens a partir de 10 anos. Já no sábado (21), às 13h, haverá um aulão de Dança Afro, também aberto para todas as idades.

Premiação valoriza talentos regionais

A 3ª edição do Troféu Dança em Cena 2025 | Floripa Shopping vai premiar o grupo destaque da Mostra com R$ 2 mil. A seleção será feita entre os conjuntos inscritos e classificados para essa sessão especial.

Mesmo sem caráter competitivo, o Troféu tem como propósito incentivar e reconhecer talentos da dança da região. A entrega será realizada no domingo (22/6), com avaliação feita por uma comissão formada por três artistas de diferentes áreas, que assistirão às apresentações dos grupos selecionados com um olhar técnico e sensível.

Jovens do Comosg apresentam performance inédita

Outro destaque do evento é a tradicional Residência Artística com jovens do Conselho Comunitário do Saco Grande (Comosg), iniciada em 2018. Cerca de 30 participantes, muitos deles presentes desde a infância, se reúnem em encontros semanais para montar uma performance especial que será apresentada no último dia da Mostra.

A residência começou em 2 de junho e conta com a orientação dos coreógrafos Gui Fant e Julia Milan. Serão ao menos 18 horas de ensaios com os jovens – alguns dos quais começaram com apenas 10 anos e hoje seguem dançando na adolescência, com dedicação e paixão.

O Dança em Cena é viabilizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. Conta ainda com apoio cultural do Floripa Shopping, Piemonte e Hotel Porto da Ilha. A coordenação geral é da Marte Cultural, com realização da Cenarium Escola de Dança.

Imagem: Divulgação

Confira a programação

Quinta (19/6)

14h às 18h – Mostra de Dança | 1ª Sessão no Palco Arena (Floripa Shopping)

18h às 18h30 – Cia Convidada: Bolshoi Brasil (Floripa Shopping)

18h30 às 20h – Mostra de Dança | 2ª Sessão no Palco Arena (Floripa Shopping)

 

Sexta (20/6)

15h às 15h50 – Aula Aberta de Dança Mix, com Lidia Pereira. Indicada para todas as idades.

16h às 16h50 – Aula Aberta de Ballet para Família, com Carol Mansur. Para crianças de 3 a 8 anos.

17h às 17h50 – Aula Aberta de K-Pop, com Dani Trombetta. A partir de 10 anos.

18h às 19h30 – Mostra de Dança | 1ª Sessão

19h30 às 19h40 – Cia Convidada: Ellipsis Dance Group

19h40 às 21h – Mostra de Dança | 2ª Sessão

 

Sábado (21/6)

13h às 13h50 – Aula Aberta de Dança Afro, com Sarah Massí

14h às 18h30 – Capacitação com Thais Diógenes, do Bolshoi (Cenarium Escola de Dança)

14h às 18h – Mostra de Dança | 1ª Sessão

18h às 20h – Mostra de Dança | 2ª Sessão

20h às 21h – Sessão Especial: Urbanas em Cena

 

Domingo (22/6)

14h às 15h – Mostra de Dança | 1ª Sessão

15h às 15h15 – Apresentação da Residência Artística (Comosg)

15h15 às 17h – Mostra de Dança | 2ª Sessão

17h às 17h10 – Cia Convidada: Cenarium Company

17h10 às 18h10 – Troféu Dança em Cena 2025 (Floripa Shopping)

18h10 às 19h30 – Mostra de Dança | 3ª Sessão

19h30 às 20h – Encerramento e entrega do Troféu ao Grupo Destaque 2025

Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade