Segundo uma pesquisa inédita sobre a empregabilidade de jovens no país, realizada pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, dos 207 milhões de brasileiros, quase 100 milhões estão no mercado de trabalho.
Menos de 15% das pessoas que trabalham ou estudam são jovens, com idades entre 14 e 24 anos, segundo os especialistas, um número considerado modesto que aponta para a necessidade de facilitar a entrada dessa geração no mercado de trabalho.
Desta forma, a startup curitibana Cheers tem se destacado ao procurar contratar exclusivamente jovens recém-formados, oferecendo-lhes a oportunidade de ingressar em um mercado altamente promissor e repleto de perspectivas: o da tecnologia. Fundada por jovens acadêmicos em 2018, a empresa criou uma plataforma para gestão de eventos e competições esportivas, além de um marketplace para a venda de artigos, direcionados principalmente para entidades estudantis.
“Desde o início, nossa proposta foi transformar o panorama acadêmico. Nascemos da vivência universitária, o que nos proporciona uma compreensão ímpar das dificuldades e desafios desse ambiente. Nosso compromisso é ajudar os estudantes a conquistarem experiências valiosas, preparando-os para enfrentar o mercado de trabalho com confiança,” esclarece Gabriel Russo, CEO da Cheers.
Hoje, os jovens, estagiários e contratados, integram o time de tecnologia da Cheers, desempenhando funções diversas como Product Designers, Desenvolvedores, Testers e Product Managers. “Vemos isso como um investimento no desenvolvimento profissional e acadêmico. Essa iniciativa vai além do recrutamento; ela é um convite para que esses jovens talentos ingressem em um mercado não apenas promissor, mas repleto de perspectivas transformadoras, especialmente no dinâmico setor da tecnologia,” explica o CEO.
Matheus Henrique Azevedo, por exemplo, ingressou na equipe como estagiário enquanto ainda cursava a faculdade e posteriormente conquistou seu primeiro emprego como programador. Ele destaca a importância do ambiente dinâmico liderado por jovens para o seu desenvolvimento profissional, ressaltando o crescimento conjunto com a empresa.
Com mais de 4500 parceiros, 1,4 milhão de usuários, 3 milhão de ingressos vendidos, 500 mil produtos vendidos e mais de meio milhão de downloads do App, a startup está revolucionando o mundo universitário. “Apesar das dificuldades enfrentadas pelos jovens para ingressar no mercado de trabalho, a empresa está cada vez mais dedicada a integrá-los em seu ambiente, adaptando-os à sua cultura organizacional,” relata o CEO da empresa. “Esse compromisso reflete não apenas a vontade de superar desafios, mas também a determinação em proporcionar aos jovens profissionais uma transição suave para o mundo corporativo,” finaliza.