O preconceito baseado na faixa etária não é de hoje. Remete à Revolução Industrial, quando se criou a narrativa de que os idosos eram ineficientes e inúteis ao sistema econômico e, consequentemente, ao social. Sendo assim, tornaram-se invisíveis diante da sociedade. Até hoje, somos impactados por essa visão distorcida sobre a realidade.
Felizmente, a cada dia, mais vozes estão percebendo e defendendo publicamente que envelhecer é uma parte da vida — e, por isso, uma etapa que merece reconhecimento e valorização. Com isso, a longevidade passa a influenciar a agenda socioeconômica, política e cultural, tudo isso em nível mundial.
O envelhecimento da população e as crescentes necessidades de assistência médica estão reforçando todos os setores ligados a esse público.
Nesse contexto, vem se destacando o setor de habitação, com serviços voltados aos cuidados e ao bem-estar de quem tem mais de 65 anos. Esse mercado, além de dinâmico, é o que mais cresce no mundo. Precisamos entender que existe uma enorme pulsão de vida nessas pessoas. Precisamos abrir as portas e construir uma nova revolução.
Ícones como Madonna emprestam sua voz ao tema. Famosa por suas polêmicas e, também, por seu perfeccionismo apurado, ela tem se mostrado — como nunca! — um ser humano em carne e osso. A cantora permite expor as próprias vulnerabilidades: quando esteve no Brasil, achou até graça de quando se engasgou em pleno palco, enquanto cantava “Into the groove”. Ela se apresentou com ataduras nas mãos e joelheiras para conter dores musculares, incluindo, no próprio espetáculo, abordagens sobre o envelhecimento e as pressões estéticas sofridas.
Madonna não é apenas uma artista; ela é um fenômeno cultural que desafia e muda, a cada show, as percepções também sobre o envelhecimento. A diferença de hoje para a Era Industrial é que, agora, temos muitas vozes em combate ao preconceito. Os 65+ estão se tornando maioria! Que possamos, juntos, conduzir essa enorme revolução. Afinal, viver não tem idade.
por Alessander Bellaver, Gerente de Marketing da ABF Developments.