Onde estão as curvas que deveriam estar aqui?
A varejista fast fashion Zara está mais uma vez na boca do povo, sendo criticada. Desta vez, não por causa do trabalho escravo ou infantil, mas por divulgar uma campanha publicitária sobre a diversidade e aceitação do corpo, com os dizeres “Love your curves” (Ame suas curvas). A parte escrita não é o problema, mas sim, a fotografia utilizada junto dessas frases de impacto: as modelos da campanha são magricelas e sem curvas, dentro do padrão estereotipado de como deveria ser o ideal de beleza feminina na moda.
Uma radialista irlandesa chamada Muireann O’Connel criticou o anúncio no Twitter (“Você só pode estar brincando comigo, Zara”) e rapidamente a mensagem viralizou nas redes sociais e veículos de Comunicação de todo o mundo, aumentando a discussão sobre o tema. Muireann fala que não tem nada de errado com as modelos em si, mas com a imagem distorcida criada pelo marketing. Outras pessoas se perguntaram se a campanha era para ser irônica, e outras mais transformaram a campanha em meme, ironizando e satirizando a contradição entre imagem e mensagem.
*Com informações da Mashable e do Daily Mail.