Premiada no último edital da Cinemateca Catarinense para a realização do telefilme de documentário Meu Tio Tommy – O Homem que Fundou a Nensweek, a produtora Vinil Filmes participa de duas exposições que acontecem esta semana em Florianópolis. Na sexta-feira, dia 4, acontece a exposição fotográfica Lugar Abandono, do cineasta Marco Martins, na Galeria Municipal Pedro Paulo Vechietti, com 25 imagens ampliadas a partir de negativos vencidos encontrados num saco de lixo. Na quinta, dia 3, a Vinil está presente na exposição Making Of, no Museu da Imagem e do Som, que mostrará o processo de produção e os bastidores de 11 filmes produzidos em Santa Catarina, dentre os quais o curta-metragem Beijos de Arame Farpado, também de Marco Martins. E outra produção da Vinil Filmes, o documentário Túlio Piva – Pandeiro de Prata, produzido por Loli Menezes e dirigido por Marco Martins, está programado para exibição no Cinema do CIC no final do ano.
Vencedor do Edital Elisabete Anderle, o projeto Lugar Abandono, realizado pela Vinil Filmes, surgiu por acaso, quando Marco, ao sair da produtora da qual é sócio, na Rua Anita Garibaldi, no centro de Florianópolis, encontrou dezenas de pequenas caixas com a logomarca da Kodak num saco de lixo entreaberto jogado na calçada. Crente de que eram cartuchos de filme super-8, Marco se ajoelhou e se deu conta de que eram filmes fotográficos das décadas de 1970 e 1980, todos vencidos, mas virgens.
A partir daí, Marco iniciou uma jornada de pesquisa. Testou alguns dos filmes e, ao apreciar os resultados inusitados das revelações, viu-se mergulhado num processo de criação extremamente acidental: o resultado impresso na película já não dependia exclusivamente do fotógrafo, da luz e do objeto. O tempo (e a consequente degradação do negativo) havia se tornado o principal agente no processo de construção pictórica: uma linda estação de trem simplesmente não foi registrada pelo fotograma; o homem no restaurante olhando para a câmera já não era um homem, mas apenas um olho recortado pela luz no meio da escuridão.
A casualidade foi assumida, então, como elemento primordial na criação das imagens. Com o projeto premiado pelo edital Elisabete Anderle, Marco Martins e sua mulher, a também cineasta Loli Menezes (atuando como produtora), pegaram o restante dos filmes e realizaram uma viagem pelo interior de Santa Catarina (e também pelo interior da Ilha de Santa Catarina), fotografando (e também filmando) prédios em ruínas, casas vazias, fábricas esquecidas pelo tempo, cemitérios de automóveis, empreendimentos largados ao meio. O resultado da viagem pode ser conferido nas 25 fotos ampliadas que compõem a exposição Lugar Abandono, até o dia 10 de dezembro, na Galeria Pedro Paulo Vechietti.
Na exposição Making Of, do MIS, estarão à mostra objetos que foram utilizados na produção do curta-metragem Beijos de Arame Farpado (2009), continuação da saga da paixão marginal do casal protagonista do curta anterior de Marco, Veludo & Cacos de Vidro (2004).
Entre os objetos e figurinos em exibição, criados por Loli Menezes, diretora de arte e figurinista do filme, estão o chapéu mexicano usado por Veludo (Renato Turnes) durante a fuga do casal, num motel barato; o Manifesto da Paixão Marginal, a carta escrita à máquina por Veludo declarando seu amor depravado a Cacos (Julie Cristie) e seu plano de tocar o terror no sistema; o mahendra, o instrumento musical indiano tocado por Cacos enquanto Veludo datilografa sua carta/manifesto; e o saco da fortuna, com o dinheiro roubado pelo casal.
Também fazem parte da exposição objetos dos filmes Nuvem, de Vanessa Sandre; O Pescador de Sonhos, de Igor Pitta Simões; Diários Daltônicos, de Patrícia Monegatto; Espírito de Porco, de Chico Faganello e Dauro Veras; Sorria, você está sendo filmado, de Chico Caprário; L’amar e Rendas no Ar, de Sandra Alves; O Segredo da Família Urso, de Cíntia Domit Bittar; Brancura, de Giovana Zimermann; e Blackouts: a comédia do sinistro, de Marco Stroisch.
Exposição Lugar Abandono, do cineasta Marco Martins
Abertura: 4 de novembro, às 19h
Visitação: até 10 de dezembro (segunda a sexta-feira, das 13h às 19h; sábado, das 12h às 17h)
Local: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vechietti, Praça XV de Novembro, 180 – Centro, Florianópolis
Ingresso: gratuito
Exposição Making Of
Abertura: 3 de novembro, 19h
Visitação: até 4 de dezembro de 2016 (de terça-feira a domingo, das 10h às 21h).
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC) – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica – Florianópolis/SC
Ingresso: gratuito