Publicidade
Udesc Joinville lança livro dos seus 50 anos em cerimônia com acadêmicos, servidores aposentados e autoridades locais
08 de Novembro de 2016

Udesc Joinville lança livro dos seus 50 anos em cerimônia com acadêmicos, servidores aposentados e autoridades locais

Publicidade

Uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (8), marcou o lançamento do livro “Udesc Joinville 50 anos – Uma trajetória de sucesso no ensino público de Santa Catarina”. Membros da comunidade acadêmica, servidores aposentados e autoridades locais prestigiaram o evento.

O vice-reitor da Udesc e idealizador do livro enquanto diretor-geral do CCT (2012-2015), Leandro Zvirtes, falou das dificuldades e do esforço conjunto para a criação da obra.  “É um momento de muita realização para nossa universidade. Conseguimos resgatar a memória do CCT. Que nós tenhamos obras dos 55 anos, 60 anos e assim por diante.”

Publicidade

O diretor-geral da Udesc Joinville, José Fernando Fragalli, reforçou que a universidade foi construída por muitas pessoas, algumas delas, presentes à cerimônia. “É muito gratificante ver, por exemplo, os professores aqui neste momento. Alguns já aposentados e que estão aqui prestigiando o evento. Isso mostra o quanto a Udesc foi importante para elas. E hoje, somos nós que temos o dever de manter a comunidade acadêmica e a universidade ativa. O momento de hoje é de olharmos para nossa memória e projetarmos o nosso futuro.”

A cerimônia também contou com a presença da secretária de desenvolvimento regional de Joinville, Simone Schramm, que afirmou que a Udesc é motivo de orgulho para o Estado de Santa Catarina. “Parabenizo a todos que construíram os 50 anos de Udesc Joinville. Registramos nesse evento, o respeito e a gratidão aos que construíram o CCT e assim trouxeram desenvolvimento para Santa Catarina e transformaram a vida das pessoas que por ela passaram.”

A publicação resgata fotos e informações históricas, além de personalidades que marcaram profundamente a trajetória da instituição. A organização do livro foi realizada pelos técnicos Sergio Sestrem e Marilena Manske e pela professora Jurema Iara Reis Belli, que ficou responsável pela produção geral da obra. “Todas as pessoas que estão no livro são, de forma direta ou indireta, autores do livro. O livro conta os 50 anos de uma universidade que tem muito mais pra contar. Falamos de pessoas, mas a obra é sobre a universidade. Como chegou à cidade, como foi construída, etc. Há tanto conteúdo, que cada departamento poderia escrever um livro. A obra conta a trajetória da Udesc. O livro é jornalístico e contamos um pouco da universidade em cada época”, explicou a professora.

Durante a cerimônia também foram homenageados familiares de ex-diretores da Udesc Joinville. Foram entregues placas comemorativas para Marlene Pinnow, esposa do ex-diretor, Dieter Ivo Pinnow; Maria Lucia Cubas, esposa do ex-diretor, Mario Cesar Cubas; e Regina carvalho Stamm, esposa do ex-diretor, Harro Stamm.    

Publicidade
Publicidade