A revista alemã “Der Spiegel” publicou uma capa forte em sua edição de 4 de fevereiro, na qual o presidente dos EUA, Donald Trump, é retratado decapitando a Estátua da Liberdade.
Na reportagem principal, intitulada “Nero Trump”, a publicação se pergunta se Trump pode transformar os EUA em uma autocracia. A revista aponta que o presidente americano virou um perigo, e que a Alemanha precisa preparar resistência contra ele.
O texto também alerta sobre Steve Bannon, estrategista-chefe do presidente republicano, que a revista alerta ser um risco. Segundo a “Der Spiegel”, o “populista” Bannon é atualmente “o homem mais perigoso da América”.
Ainda na sexta, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que, “no futuro”, a União Europeia (UE) terá que realizar mais tarefas “sozinha” devido às posições do novo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump.
“Haverá questões que possamos fazer juntos (com os EUA) por nossos interesses comuns e haverá também tarefas que no futuro teremos que fazer mais sozinho”, disse Merkel em entrevista coletiva ao término da cúpula europeia realizada hoje em Malta e na qual a mudança de visão na Casa Branca, apesar não estar na agenda oficial, foi um dos assuntos mais comentados. Oriundo do G1.