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Três dicas da semana para acertar em cheio no e-commerce
22 de Abril de 2012

Três dicas da semana para acertar em cheio no e-commerce

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Por Cristiano Chaussard 22 de Abril de 2012 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021
Depois do primeiro e do segundo passo para iniciar sua loja virtual, agora você é um lojista na internet. Isso pode parecer muito chique, mas para manter este status você deve entender alguns fundamentos.
Entenda que sua loja virtual não é um mundo fantasmagórico ou fantástico onde tudo é virtual, onde nada se toca e o onde lucro é virtual. Muito pelo contrário, o lucro é bem real e pode encher cofres. O produto é físico e deve estar estocado em um armazém físico (muito bem controlado, por sinal). A entrega do produto também é física e é feita por aviões, caminhões, motos, que passam por estradas reais e que são controladas por pessoas de verdade. Os pedidos sim, esses são virtuais, ou digitais, como preferir chamar. No entanto, na hora de imprimir um pedido ou uma fatura, a tinta da impressora é bem real.
Tendo entendido que seu trabalho é bem real, agora é importante entender também que em sua nova loja tudo o que agora é virtual tem origem ou comparação com o físico. Veja as três dicas da semana:

Design único e personalizado é como ter uma loja sofisticada

Na análise do consumidor, o cuidado com espaço funcional da loja é pre-requisito básico, característica que faz com que ele sinta confiança em permanecer na loja e efetivar a negociação. Mesmo que inconscientemente, o cliente da loja física confia mais em um ambiente confortável, amplo e aconchegante do que em um cubículo com um milhão de produtos atulhados onde fica difícil de transitar.
Não é diferente na loja virtual, onde o design deve ser único e personalizado, expressando a sofisticação do seu produto, a praticidade da sua visão administrativa o estilo de sua marca. Por isso fuja dos modelos prontos como templates ou guidelines, um design genérico nunca vai conseguir expressar o que você realmente é.
Exija um design intuitivo, que seja fácil de navegar, agradável em pesquisar e atrativo em ofertar e assim, aproveite o impulso de compra.
Uma otimização de buscas bem feita é muito mais poderosa que um ponto consagrado
SEO: Essa sigla do inglês, tão complicada quanto PDV (do marketing), IRPJ, INSS e CSLL (da contabilidade), significa Search Engine Optimization.

Na prática é um conjunto de técnicas e tarefas que fazem com que sua loja virtual seja reconhecidamente relevante e famosa a ponto de ser listada como um dos primeiros resultados nas buscas.

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Seja pelo nome da própria loja, por um assunto que você é o especialista, por um de seus produtos, ou por uma categoria de produto, ser relevante é uma das maiores ferramentas de venda que você poderá ter.
Como eu já disse no artigo “O paradigma do ponto de vendas“, uma loja física em um ponto consagrado em um bairro qualquer tem uma média de 30.000 possíveis compradores, gente que passa na frente de sua vitrine com ou sem atenção a ela.
Na internet brasileira, já temos 32 milhões de consumidores, seja qual for o nicho de sua loja, o publico será muito maior que o da loja física. Para ser encontrado na internet, confie em um especialista que seja capaz de colocar sua loja no topo das buscas e não esqueça de fazer a sua parte.
As redes sociais existem dentro e fora da internet, há muito tempo
Rede social não é uma novidade da internet, elas existem desde que os homens formaram os primeiros grupos e vem se sofisticando ao ponto de também se tornarem virtuais.
As redes sociais, comunidades, grupos ou fanpages podem ser comparados com sua clientela no loja física.
Assim como você procura reconhecer e conversar com seu cliente tratando-o com a proximidade que a maioria deles gosta se ser tratado, as redes sociais são, além de uma fantástica ferramenta de comunicação, uma excelente forma de gerenciar o relacionamento com o cliente. CRM é a ferramenta do marketing que gerencia o relacionamento com o consumidor. Procure um especialista no assunto e aprofunde-se!
Na semana que vem, mais dicas:
1) Cupons de desconto podem ser comparados com as promoções e liquidações?
2) E-mail marketing é igual à panfletagem?
3) Atendimento por SAC ou Chat tem alguma relação com o atendimento presencial?
Por fim, assim como sua contabilidade é feita por um contador, na internet, confie nos especialistas!

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