Publicidade
Top of Mind PR revela a força de uma quase paranaense
06 de Outubro de 2010

Top of Mind PR revela a força de uma quase paranaense

Publicidade

A mais tradicional pesquisa de marcas do Estado tem novidade no ranking Grande Empresa. A Sadia supera a Copel e se consagra como líder em lembrança no Estado.

06-10-2010 – O título de grande empresa mais lembrada do Paraná é de uma catarinense. Pela primeira vez, a Sadia conquista a mente dos paranaenses e lidera na mais importante categoria do Top of Mind da Revista AMANH?? com um índice de 5,8%. A vitória da Sadia em ???Grande Empresa??? não é à toa. Os paranaenses representam um terço da força de trabalho da companhia ??? cerca de 16,5 mil funcionários ??? e a Sadia está em cidades-chave do agronegócio do Paraná, como Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Toledo. O segundo lugar na pesquisa é ocupado por uma empresa que tradicionalmente estava no topo do ranking, a Copel, que caiu quase dois pontos percentuais em relação ao ano passado e atingiu 5,6%. A terceira colocada é outra representante do setor de alimentos, a Coamo, com 4,9% das citações. No quadro abaixo é possível conferir quem são as grandes empresas para os paranaenses:

Publicidade

Grande Empresa

Índice de Lembrança (%)

1 .Sadia

5,8

2 .Copel

5,6

3  Coamo

4,9

4  Coca-Cola

3,6

5  Condor

3,6

6  Zaeli

3,5

7  Muffato

3,0

8 Audi

3,0

9  Café Iguaçu

2,5

10.Renault

2,4

A pesquisa Top of Mind Paraná chega à 16ª edição consagrada como o mais tradicional ranking de marcas do Estado. ???Ao longo desse período, foi possível identificar as mudanças na economia do Estado pelos nomes mais lembrados pelos paranaenses???, ressalta Jorge Polydoro, diretor geral de AMANH??.  Desde a primeira edição, a pesquisa é realizada em parceria com o Instituto Bonilha. A premiação será entregue no dia 29 de novembro, na Federação das Indústrias do Paraná.

Na mente dos líderes
Há dois anos, o ranking aponta também as marcas mais lembradas pelos presidentes das maiores empresas do Estado. Em 2010, para o Top Executivo foram ouvidos 20 CEOs, que representam as cem potências empresariais do Estado, do ranking GRANDES, também elaborado pela Revista AMANH??, dessa vez em parceria com a PricewaterhouseCoopers.

 

Categoria

Top Executivo

Índice de Lembrança (%)

Agência de Viagem

Banco do Brasil

10

Aviação Executiva

TAM

55

Carro de Luxo

BMW

25

Consultoria de Gestão*

Bain & Company e KPMG

10

Corretora de Ações

HSBC

15

Corretora de Seguros

Sulamérica

15

Empresa de Logística

ALL

35

Empresa de Software de Gestão*

SAP e TOTVS

25

Espumante

Moet Chandon

20

Jornal de Economia

Valor Econômico

80

Locadora de Veículos

Localiza

60

MBA

FGV

45

Móveis de Escritório

Giroflex

10

Notebook

Sony

25

Previdência Privada

Bradesco

25

Private Banking

HSBC

30

Rede de Hotéis Executivos

Accor

15

Relógio

Rolex

50

Roupa Masculina

Armani

10

Smartphone

Iphone

30

 * Categorias que registraram empate em 2010.  

Destaques do ranking:

A força do celular
Entre as categorias que estreiam no Top of Mind Paraná da Revista AMANH?? em 2010 estão ???Empresa Pública Eficiente??? e ???Aparelho de Telefone Celular???. A grande revelação dos novos itens não ficou por conta das marcas destacadas, mas justamente nos nomes não mencionados. A maioria dos entrevistados, 54,1%, não soube ou não respondeu quando perguntada sobre qual a empresa pública eficiente que lhe vinha à cabeça. Já a categoria marca de aparelho celular obteve um dos menores índices de respostas nulas da pesquisa. Apenas 5,8% dos entrevistados não souberam informar uma grife de aparelho celular. O resultado mostra a força da telefonia móvel e revela que as empresas públicas ainda têm muito chão a trilhar para reforçar suas marcas junto à população.

Duelo no campo
Duas marcas de ???máquinas agrícolas??? disputam palmo a palmo a lembrança dos paranaenses. Na edição deste ano do Top of Mind Paraná da Revista AMANH??, quem conquistou o primeiro lugar foi a Massey Ferguson. A Massey desbancou a New Holland, que neste ano ficou em segundo lugar. No ano passado, a situação era a inversa: a New Holland havia sido a primeira colocada, enquanto a Massey era a segunda.

O ranking das empresas
A pesquisa Top of Mind Paraná revela as empresas líderes em lembrança em várias categorias. Para os paranaenses, Copel é sinônimo de ???empresa pública eficiente???, com um índice de 16,1%. A estatal também é a ???empresa em que a população mais gostaria de trabalhar???, com 6% das citações. Entre as ???cooperativas??? do Estado, o destaque ficou por conta da Coamo, com 16,7%. O Boticário foi o mais lembrado em duas categorias corporativas: ???empresa preocupada com o meio ambiente??? (7,9%) e que ???investe em cultura??? (4,6%).

Virada nas ferramentas
A disputa no segmento de ???ferramentas??? é acirrada. O segundo ano em que a categoria aparece na pesquisa Top of Mind Paraná já apresenta uma virada na liderança. Neste ano, a brasileira Tramontina ultrapassou a alemã Bosch, com índice de 22,7%, contra 17,8% da concorrente. Em 2009, a Bosch era a marca mais lembrada com 26,9%, enquanto a Tramontina havia sido citada por 21,2% dos entrevistados.

Furacão arrasador
No Atletiba das marcas, o campeão mais uma vez é o Atlético Paranaense. O time obteve um índice de lembrança de 36,8%, quase o dobro do rival Coritiba, citado por 18,7%. Na Região Metropolitana de Curitiba, a força do Furacão é ainda mais arrasadora, com 59,4% das citações, contra 6,2% do Coxa. Já o Paraná Clube, também da capital, conquistou um índice de lembrança de 7,2% entre os paranaenses.

Goleadas na capital
A pesquisa do Top of Mind da Revista AMANH?? confirma a fidelidade do curitibano a algumas marcas, que ficaram muito à frente das concorrentes em suas categorias.  Em ???farmácia de manipulação???, por exemplo, a Nissei obteve um índice de 48,6%, ante 4,1% da segunda colocada, a Dermo Ervas. O Teatro Guaíra também é quase imbatível e foi citado por 63,7% dos entrevistados, quase 50 pontos sobre o vice-líder Paiol. A liderança da Livrarias Curitiba é ainda mais avassaladora com um percentual de 74% das citações em sua categoria, contra 1,4% da Saraiva. Para identificar as marcas mais lembradas em 24 categorias, foram realizadas 290 entrevistas na cidade entre os meses de julho e agosto.

Metodologia ??? A marcas líderes do Top of Mind Paraná são identificadas a partir de entrevistas com questões abertas, diante das quais as pessoas apontam a primeira marca que recordam em cada uma das categorias apresentadas. O Instituto Bonilha, parceiro de AMANH??, realiza mil entrevistas nas dez mesorregiões do Rio Grande do Sul, seguindo a delimitação clássica do IBGE. O universo da pesquisa inclui pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 69 anos, de todas as classes sociais. A pesquisa foi realizada nos meses de julho e agosto. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, em cada categoria.

 

As líderes nas principais categorias:

Categoria

Marca

Água Mineral

Ouro Fino

Aparelho de Telefone Celular

Nokia

Ar Condicionado

Consul

Arroz

Zaeli

Atleta Paranaense

Giba

Automóvel

Volkswagen

Banco

Banco do Brasil

Biscoito

Todeschini

Caderneta de Poupança

Caixa Econômica

Café

Damasco

Carro Importado

BMW

Caminhão

Mercedes-Benz

Cartão de Crédito

Visa

Cimento

Votorantim/Votoran

Companhia Aérea

TAM

Computador

Positivo

Concessionária de Estradas Pedagiadas

Rodonorte

Consórcio

União

Eletrodoméstico

Electrolux

Emissora de TV

Globo

Ferramentas

Tramontina

Frango

Big Frango

Hotel

Bourbon

Jornal

Gazeta do Povo

Leite

Batavo

Loja de Eletrodoméstico

Casas Bahia

Loja de Materiais de Construção

Balaroti

Máquina Agrícola

Massey Ferguson

Massa

Gallo

Montadora do Paraná

Renault

Motocicleta

Honda

Móveis para Casa

Campo Largo

Móveis para Cozinha

Itatiaia

Operadora de Telefonia Celular

Tim

Operadora de Telefonia Fixa

Brasil Telecom

Pisos e Azulejos

Eliane

Plano de Saúde

Unimed

Pneu

Pirelli

Previdência Privada

Bradesco

Rede de Farmácias

Nissei

Refeição-Convênio

Ticket

Refrigerante

Coca-Cola

Seguradora

Bradesco Seguros

Supermercado

Muffato

Televisor

Philips

Tênis

Olympikus

Time de futebol

Atlético Paranaense

Tintas

Suvinil

Tubos e Conexões

Tigre

Transportadora de cargas

Mercúrio

Transporte de encomendas e pacotes

Sedex

TV a cabo ou TV por assinatura

Sky

Uísque

Natu Nobilis

Universidade Pública

UFPR

Universidade Particular

PUC

Vinho

Campo Largo

Publicidade