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Tinta Virtual?
10 de Março de 2012

Tinta Virtual?

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Por Cristiano Chaussard 10 de Março de 2012 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Há semanas eu contava a uma colega da academia que uma conhecida fabricante de impressoras começara a avisar sobre o término da tinta oferecendo a compra de um novo cartucho no próprio software gerenciador do equipamento. Explicava isto, para mostrar à colega que nem só de lojas virtuais é composto o e-commerce, mas que grande parte da complexa cadeia comercial do e-commerce é composta de ações concretas no mundo físico, como é o caso do estoque de cartuchos, por exemplo.

O exemplo da impressora era uma ótima oportunidade de ilustrar o poder da informação no e-commerce, uma vez que uma impressora (do mundo físico) avisava ao fabricante (também do mundo físico) por um software ligado à internet (um meio virtual), que o cliente precisará do seu produto.

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Genial, uma venda via internet sem precisar que o cliente entre em uma loja virtual e ainda mais, antecipando-se às suas necessidades, dizia eu muito empolgado com a simplicidade e efetividade da ideia.
Minha maior surpresa estava por vir. A colega, entendendo minha empolgação pergunta muito intrigada: mas por onde vem a tinta?!?
Rapidamente respondi: é só fazer o download do cartucho!

Prezados leitores, a resposta é tão óbvia que confundiu minha colega. Assim como quase tudo no e-commerce, o cartucho de tinta vem por um meio físico, neste caso uma transportadora.

É claro que existem lojas virtuais de produtos virtuais. É o caso dos e-books, os cursos online e arquivos de música.
 
Mas vamos refletir um pouco nos questionando sobre o caso dos produtos físicos, que compõem hoje mais de 95% das lojas virtuais existentes: o estoque, o transporte, os colaboradores, os fornecedores, os computadores, as embalagens, os administradores, o call center, o suporte, o relacionamento com clientes e muitos outros recursos atribuidos ao e-commerce acontecem no mundo físico. Sobra para o virtual somente a transação de venda e pagamento, uma parte da publicidade e da comunicação.
 
Se a maior parte do e-commerce acontece no mundo físico, está mais do que na hora de o lojista encarar o investimento no mundo virtual com a mesma seriedade que dedica à loja física.
Se sua loja física tem um gerente e vários vendedores, porque sua loja virtual tem que ser “tocada” por um estagiário?
Se em sua loja física você investe milhares de reais para promover seu estilo, seus produtos e seu endereço, porque não fazer o mesmo por uma loja virtual que tem alcance nacional e até mundial?
Se na loja fisica você investe uma pequena fortuna por um ponto consagrado, porque não investir o mesmo para construir a relevância do seu domínio nos mecanismos de busca?
 
Nem tão genial quanto a fábrica de impressoras nem tão inocente quanto minha colega da tinta virtual, você pode dar um pequeno passo rumo ao e-commerce levando a sério este novo canal de vendas.
 
Analise o quadro abaixo e veja como o investimento em uma loja física é caro e de baixíssimo retorno quando conparado ao comercio virtual.
 

Tipo de Investimento

Loja Física Flores 50m² –  em R$

 

Tipo de Investimento

Loja Virtual

Flores oStore – em R$

Ponto

20.000,00

  Nome de Domínio
1 ano – Registro.br

30,00

despesa anual

Aluguel

Loja, Depósito e Oficina

2.500,00

despesa mensal

  Aluguel

Depósito e Oficina

1.400,00

despesa mensal

Estacionamento

Convênio com estacionamentos

800,00

despesa mensal

  Hospedagem

80,00

despesa mensal

IPTU, Alvará

Loja Comercial

2.100,00

invest. inicial

  IPTU, Alvará

Galpão/Depósito e Oficina

1.400,00

invest. inicial

Acessibilidade
Rampas, corrimões

3.000,00

invest. inicial

  Acessibilidade Digital

Site adaptado p/ deficientes

800,00

invest. inicial

Reforma Estética e Estrutural
Arquiteto, equipe de obras

12.000,00

invest. inicial

  Design de Interface

Usabilidade, Arq. da Inform.

2.500,00

invest. inicial

Mobiliário Funcional

Araras, prateleiras, vitrine

6.050,00

invest. inicial

  Plataforma Tecnológica

Catálogo de Produtos, Carrinho de Compras.

1.945,00

despesa mensal

Equipamentos de Automação

Computadores, impressora fiscal, software de frente de caixa, NF-e, maquinetas cartão, etiquetas de segurança contra o roubo e câmeras.

7.600,00

invest. inicial

  Plataforma Tecnológica

Gateway de Pagamentos,

Certificado Digital, NF-e.

900,00

despesa mensal

Gerente

2.200,00

despesa mensal

  Gerente de E-commerce

3.500,00

despesa mensal

Vendedores (3 profissionais)

3.200,00

despesa mensal

  Auxiliares técnicos (3)

3.200,00

despesa mensal

Vitrinista

(4 vezes por mês)

400,00

despesa mensal

  Gestor de Redes Sociais

(meio período)

500,00

despesa mensal

Estoque

5.000,00

  Estoque

2.500,00

Capital de Giro

15.000,00

  Capital de Giro

5.000,00

Publicidade

5.500,00

despesa mensal

  WebMarketing e Publicidade Tradicional

1.000,00

despesa mensal

Logística de Entrega

Abrangência Local e Regional

800,00

despesa mensal

  Logística de Entrega

Abrangência Nacional

1200,00

despesa mensal

Abrangência de venda

Local (Bairro ou Cidade)

  Abrangência de venda

Nacional

Jornada de Operação

Horário Comercial

  Jornada de Operação

7 dias x 24 horas

Custo de Expansão

Dupliação estrutural

  Custo de Expansão

Publicidade localizada

ROI da Publicidade

Imensurável

  ROI da Publicidade

Facilmente mensurável

 

Faço aqui um desafio: se o investimento neste novo canal for levado a sério, com a mesma maturidade de um lojista que investe em um bom ponto e em divulgação de sua marca, garanto que seu faturamento ultrapassará a loja física em pelo menos 5 vezes num prazo de 36 meses.

Experimente e depois me conte!

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