Há semanas eu contava a uma colega da academia que uma conhecida fabricante de impressoras começara a avisar sobre o término da tinta oferecendo a compra de um novo cartucho no próprio software gerenciador do equipamento. Explicava isto, para mostrar à colega que nem só de lojas virtuais é composto o e-commerce, mas que grande parte da complexa cadeia comercial do e-commerce é composta de ações concretas no mundo físico, como é o caso do estoque de cartuchos, por exemplo.
O exemplo da impressora era uma ótima oportunidade de ilustrar o poder da informação no e-commerce, uma vez que uma impressora (do mundo físico) avisava ao fabricante (também do mundo físico) por um software ligado à internet (um meio virtual), que o cliente precisará do seu produto.
Prezados leitores, a resposta é tão óbvia que confundiu minha colega. Assim como quase tudo no e-commerce, o cartucho de tinta vem por um meio físico, neste caso uma transportadora.
Tipo de Investimento |
Loja Física Flores 50m² – em R$ |
Tipo de Investimento |
Loja Virtual |
|
Ponto |
20.000,00 |
Nome de Domínio 1 ano – Registro.br |
30,00 |
|
Aluguel Loja, Depósito e Oficina |
2.500,00 |
Aluguel Depósito e Oficina |
1.400,00 |
|
Estacionamento Convênio com estacionamentos |
800,00 |
Hospedagem |
80,00 |
|
IPTU, Alvará Loja Comercial |
2.100,00 |
IPTU, Alvará Galpão/Depósito e Oficina |
1.400,00 |
|
Acessibilidade Rampas, corrimões |
3.000,00 |
Acessibilidade Digital Site adaptado p/ deficientes |
800,00 |
|
Reforma Estética e Estrutural Arquiteto, equipe de obras |
12.000,00 |
Design de Interface Usabilidade, Arq. da Inform. |
2.500,00 |
|
Mobiliário Funcional Araras, prateleiras, vitrine |
6.050,00 |
Plataforma Tecnológica Catálogo de Produtos, Carrinho de Compras. |
1.945,00 |
|
Equipamentos de Automação Computadores, impressora fiscal, software de frente de caixa, NF-e, maquinetas cartão, etiquetas de segurança contra o roubo e câmeras. |
7.600,00 |
Plataforma Tecnológica Gateway de Pagamentos, Certificado Digital, NF-e. |
900,00 |
|
Gerente |
2.200,00 |
Gerente de E-commerce |
3.500,00 |
|
Vendedores (3 profissionais) |
3.200,00 |
Auxiliares técnicos (3) |
3.200,00 |
|
Vitrinista (4 vezes por mês) |
400,00 |
Gestor de Redes Sociais (meio período) |
500,00 |
|
Estoque |
5.000,00 |
Estoque |
2.500,00 |
|
Capital de Giro |
15.000,00 |
Capital de Giro |
5.000,00 |
|
Publicidade |
5.500,00 |
WebMarketing e Publicidade Tradicional |
1.000,00 despesa mensal |
|
Logística de Entrega Abrangência Local e Regional |
800,00 |
Logística de Entrega Abrangência Nacional |
1200,00 |
|
Abrangência de venda |
Local (Bairro ou Cidade) |
Abrangência de venda |
Nacional |
|
Jornada de Operação |
Horário Comercial |
Jornada de Operação |
7 dias x 24 horas |
|
Custo de Expansão |
Dupliação estrutural |
Custo de Expansão |
Publicidade localizada |
|
ROI da Publicidade |
Imensurável |
ROI da Publicidade |
Facilmente mensurável |
Faço aqui um desafio: se o investimento neste novo canal for levado a sério, com a mesma maturidade de um lojista que investe em um bom ponto e em divulgação de sua marca, garanto que seu faturamento ultrapassará a loja física em pelo menos 5 vezes num prazo de 36 meses.