Publicidade
Time de jornalismo investigativo é apresentado pelo Grupo RBS
02 de Dezembro de 2016

Time de jornalismo investigativo é apresentado pelo Grupo RBS

Publicidade

A partir da crença de que as reportagens investigativas são essenciais para manter a relevância do jornalismo na atualidade, o Grupo RBS lança, nesta sexta-feira (02), uma iniciativa incomum – se não inédita – nas redações brasileiras. Inspirado no modelo consagrado pela equipe Spotlight, do jornal americano Boston Globe, cuja história venceu o Oscar de Melhor Filme de 2016, o Grupo de Investigação (GDI) reúne jornalistas premiados da RBS para apurar em profundidade fatos que influenciam a vida dos gaúchos.

A estruturação do GDI sinaliza o reforço do investimento do Grupo RBS no gênero do jornalismo investigativo, o qual demanda longos períodos de apuração e recursos para revelar informações que tenham alto impacto econômico, político e social.  A primeira reportagem da equipe será publicada e veiculada nesta segunda-feira (5) em Zero Hora e RBS TV.

Publicidade

– O jornalismo investigativo é fundamental para a sociedade, especialmente em uma era em que as desinformações circulam em larga escala pelas redes sociais. O Grupo RBS tem uma tradição de décadas em reportagem investigativa e agora, com a criação do GDI, reafirma, em mais um grande passo, seu propósito de informar para transformar positivamente a sociedade – observa o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.

O time é formado por nove repórteres e um editor, todos profissionais com experiência em investigação jornalística. Participam os repórteres de Zero Hora Adriana Irion, Carlos Rollsing, Humberto Trezzi e José Luís Costa. Do Diário Gaúcho, Jeniffer Gularte, da Gaúcha, Cid Martins, e, da RBS TV, Giovani Grizotti, Jonas Campos e Fábio Almeida.  

O grupo mescla perfis complementares entre si, unindo repórteres com larga experiência em jornalismo de dados, outros que dominam as técnicas da infiltração jornalística, outros focados em fontes na área política e profissionais com maior trânsito na área policial, afirma o editor do GDI, Carlos Etchichury: 

– A ideia é que, desse grupo diversificado, nasçam grandes investigações jornalísticas, com apurações minuciosas sobre assuntos relevantes para o nosso público, sempre pautados pela ética e voltados para o nosso papel de cobrar soluções e respostas. 

Os integrantes de ZH e DG atuam no dia a dia em uma área reservada, no ambiente da Redação Integrada dos dois jornais. Os demais produzem seus materiais nas redações de Gaúcha e RBS TV. Denúncias e sugestões de pauta podem ser enviadas para a equipe do GDI pelo e-mail [email protected]

 

Integrantes do GDI

Carlos Etchichury, 42 anos, editor

Adriana Irion, 44 anos, repórter

Carlos Rollsing, 32 anos, repórter

Cid Martins, 45 anos, repórter

Fábio Almeida, 34 anos, repórter

Giovani Grizotti, 43 anos, repórter

Humberto Trezzi, 54 anos, repórter

Humberto Trezzi, 54 anos, repórter

Jeniffer Gularte, 26 anos, repórter

Jonas Campos, 46 anos, repórter

José Luís Costa, 52 anos, repórter

Publicidade
Publicidade