O Globo Esporte SC vai mostrar – através da série “A Jornada” – seis episódios mostrando o caminho completo na caminhada rumo ao sonho de ser jogador de futebol.
A série vai destacar as dificuldades dos atletas e os obstáculos no processo de descobrir novos talentos. O primeiro episódio irá ao ar no próximo sábado, dia 11/5.
De acordo com a pesquisa da Consumoteca, cerca de 60% dos meninos brasileiros têm o sonho de se tornar jogador profissional. Porém, a distância entre o desejo de se tornar um grande atleta e a realidade ainda é grande, já que apenas cerca de 14% das equipes brasileiras disputam os campeonatos nacionais A, B, C, e D, conforme o Globo Esporte. A grande maioria dos times – e consequentemente atletas – está presente apenas em competições regionais de curta duração.
Preconceito com as mulheres
No futebol feminino, o caminho é ainda mais difícil. Apenas 34% das meninas, inspiradas por Marta, Formiga, Cristiane, Rapinoe e companhia, alcançam esse sonho. Além da baixa adesão na modalidade, porém crescente, as mulheres ainda sofrem preconceito no esporte, como mostra a pesquisa.
A série vai trazer respostas sobre os motivos pelos quais o ‘país do futebol’ não aproveita melhor seus talentos. A série vai mostrar também os caminhos para aqueles que buscam uma vida melhor através das quatro linhas.
Luciano Calheiros, Head de Esportes da NSC destaca que, Nesta série, vamos entender tudo o que envolve a formação de meninos e meninas na carreira de jogador de futebol. Vamos mergulhar fundo em histórias fantásticas. Além disso, entender melhor o processo e as dificuldades no trabalho de ‘garimpagem’ de talentos”.