Publicidade
SET 2023: Uma onda de inovações que traz vida à Televisão, por Beto Amaral
14 de Agosto de 2023

SET 2023: Uma onda de inovações que traz vida à Televisão, por Beto Amaral

A grande reviravolta é que os canais de TV, se transformarão em aplicativos

SET 2023

Caro Leitor,
O texto que você vai ler mais abaixo é de autoria de Roberto Dimas do Amaral, vice-presidente de Produto do Grupo SCC. Para melhor entendimento sobre o que é a SET, organizadora do evento objeto do artigo, produzimos para você uma pequena introdução sobre a entidade. Acompanhe:

Publicidade

SET
A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão é uma associação civil técnico-científica sem fins lucrativos de profissionais de engenharia, tecnologia, operação pesquisa e atividades afins, instituições de ensino e empresas, e tem por finalidade a difusão de conhecimentos técnicos, operacionais e científicos e o aperfeiçoamento das tecnologias das mídias eletrônicas de áudio e vídeo. Anualmente ela realiza um dos eventos mais esperados pelo universo do audiovisual, a SET EXPO. Neste ano, o evento propiciou debates sobre a chegada da TV 3.0, inteligência artificial e o novo consumidor audiovisual. A Feira e o Congresso reuniram 14 mil visitantes em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de agosto.

Beto Amaral é um estudioso do assunto e frequentador habitual dos melhores eventos nacionais e internacionais relacionados com a atividade do Meio TV, principal negócio do Grupo SCC. Ele sempre, gentilmente, prepara um resumo do que considera relevante compartilhar com a Comunidade AcontecendoAqui. Leia o artigo e fique atualizado sobre as inovações e revoluções que estão chegando na sua televisão.

_______________

 

O SET 2023 nos trouxe um verdadeiro turbilhão de ideias e inovações que estão dando um novo fôlego ao meio TV. Parece que, com cada novidade tecnológica, a televisão está mais viva e vibrante do que nunca. Vamos dar uma olhada em algumas das mudanças que estão agitando o meio.

Vamos começar com a TV 2.5, um termo que muitos de nós já ouvimos, mas talvez não tenhamos percebido sua evolução surpreendente. Graças ao novo Ginga, as smart TVs fabricadas desde 2019 estão ganhando uma grande força. Elas podem receber anúncios ou conteúdos de forma individualizada, desde que conectadas à internet, algo parecido com o que acontece nas plataformas digitais. E não é só isso, a medição da audiência está dando um passo gigante, muito além dos míseros 240 “people meters” da que a Kantar tem para medir a audiência na Grande Florianópolis, com essa tecnologia já consegue-se extrair os dados de todas as TVs que estejam ligadas em determinado canal. A TV 2.5, que já é realidade, não está muito distante da futura TV 3.0 como muitos imaginavam.

E por falar na TV 3.0, essa é a cereja do bolo das inovações. A diferença mais visível? A qualidade do som e da imagem, claro. Mas a grande reviravolta é que os canais de TV, se transformarão em aplicativos. Isso significa que podemos gamificar, interagir e personalizar a nossa experiência televisiva. Nada de assistir passivamente, seremos parte da ação.

Um dos destaques da SET, foram os canais FAST (Free Ad-Supported Streaming TV), tecnologia já disponível em muitas marcas de SmartTVs. Enquanto esse modelo de negócios promete vantagens para produtores de conteúdo regionais e de nicho, é importante reconhecer que a audiência será compartilhada entre uma infinidade de canais disponíveis para todos. Mas também é uma ótima oportunidade para grandes produtores de conteúdos, como é o caso das Emissoras de TV Aberta. Essa democratização do conteúdo cria um cenário diversificado, desafiando a maneira como tradicionalmente consumimos televisão. Mas uma coisa é certa: a TV nunca foi tão diversificada e acessível como está sendo agora.

E se você acha que modernizar ou criar novos negócios dentro das Emissoras de rádio ou TV é caro, pense novamente. Tanto como Câmeras com IA, soluções em nuvem , distribuição inteligente e flexibilidade nas soluções. Na SET 2023, ficou claro que não é somente adquirir equipamentos, é também contratar serviços ou modelos de negócios. Isso tudo resulta em custos mais baixos e tecnologia atualizada. A televisão e o rádio estão mais acessíveis do que nunca. Basta colocar a cabeça para funcionar e criar o que você quiser.

Então, pode-se dizer que a Televisão está passando por um renascimento. A SET 2023 mostrou que, graças às inovações, a TV não está somente mais viva, como também está mais envolvente e interativa do que nunca. É hora de nos despedirmos da velha forma de assistir e dar as boas-vindas a um novo mundo excitante e repleto de possibilidades. Afinal, quem diria que a TV poderia estar no centro do consumidor novamente? Porém, como qualquer mudança tecnológica, somente os que se adaptarem, continuarão sendo protagonistas na busca pela a atenção das pessoas.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter