Para mostrar como as fontes renováveis podem ser usadas para geração de energia a RICTV Record exibiu em outubro a série de reportagens “Futuro Renovável”. A série foi reconhecida na primeira edição do Prêmio Nacional de Jornalismo Mercado Livre na categoria mídia eletrônica geral. A premiação ocorreu na última quinta-feira (24) na Praia do Forte, Bahia com realização do Grupo Canal Energia em parceria com a ABRACEEL e outras entidades.
Na série de três reportagens a equipe percorreu algumas cidades e conheceu o potencial de Santa Catarina para a produção de energia eólica, solar e para a instalação de pequenas centrais hidrelétricas, sem causar grandes impactos ao meio ambiente. “Foi uma grande satisfação estar neste trabalho, agradeço aos meus colegas e a RICTV Record que ajudaram a viabilizar a série Futuro Renovável”, afirmou o jornalista Paulo Mueller.
A equipe conheceu também projetos que estão sendo implantados, com incentivo do Governo e da iniciativa privada, como a instalação de películas na fachada de prédios para geração de energia; e como agricultores estão transformando dejetos de animais em energia.
Ficha Técnica:
Produção: Luana Cruz
Edição: Lucas Rezende, Mariana Marques e Ricardo Alexsander
Imagens: Dilnei Pacheco e Thiago Bonin