Publicidade
Santa Catarina marca presença no Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação
17 de Abril de 2024

Santa Catarina marca presença no Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

Evento visa o fortalecimento da Comunicação Pública

Publicidade

O 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, o FN 2024 está sendo realizado em Belém-PA, nos dias 18 e 19 de abril, com programações no Palácio de Governo e na Ilha do Combu.

A iniciativa do evento é do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, criado para discutir e aprimorar a comunicação pública como instrumento essencial para fortalecer as instituições democráticas do país.

Publicidade

O presidente do Conselho, André Curvello, que é secretário de Comunicação do estado da Bahia, estará em Belém e adianta que espera por discussões proveitosas, principalmente no que diz respeito às redes sociais e regulamentação da internet, além de questões relacionadas à Inteligência Artificial (IA), sua utilização como prestação de serviços no setor público e os cuidados que devem ser tomados.

“Este encontro é um momento de troca de experiências. Eu acho que o Conselho gradativamente vem organizando o setor da comunicação pública, é um processo que demora tempo, mas a gente está avançando, eu tenho certeza que esse fórum vai fortalecer ainda mais, é um setor que precisa efetivamente se organizar porque tem muito a contribuir com o processo de informar bem à sociedade”, avalia.

Programação
As atividades iniciam no dia 18 com a prestação de contas do Conselho, apresentada pelo presidente André Curvello. Em seguida, Sidney Hori Hawthone, CEO e co-fundador da Aeonix Technopreneurs, startup norte-americana voltada para GenAI, faz a apresentação “A inteligência Artificial na prestação dos serviços públicos”.

Nos dois dias de evento, os participantes vão conhecer cases das secretarias de estados como Rio de Janeiro, Acre, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A programação inclui ainda um encontro com André Luiz Costa Dias, diretor de relações institucionais e projetos especiais na Rede Globo, no Palácio do Governo. As autoridades também serão recebidas pelo governador do Pará, Helder Barbalho e a vice-governadora, Hana Ghassan.

Santa Catarina
O estado de Santa Catarina reúne uma série de iniciativas positivas em benefício da Comunicação Pública. Um exemplo recente dessa contribuição, foi o evento realizado em 2023 pelo Tribunal de Contas do Estado com o Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, em Florianópolis, que debateu o Metaverso, Design Thinking, Experiência do Usuário, Comunicação Digital, Publicidade e Jornalismo com servidores dos TC de todo o Brasil.

“A participação de Santa Catarina no FN 2024 é de grande importância. Uma oportunidsde de debater na esfera da comunicação pública e institucional, temas que a SECOM catarinense já vem desenvolvendo em nosso Estado, como o uso das tecnologias de inteligência artificial, as relações institucionais com as Big Techs e redes sociais, além das boas práticas para melhor distribuir conteúdos e informações verdadeiras para a população. Apresentar e representar nossas rotinas de comunicação aos demais estados e posicionar a visão de governo que temos frente a esses temas, contribui muito para este debate”, pontifica João Paulo Gomes Vieira, Secretário de Estado da Comunicação do Governo de Santa Catarina.

Publicidade
Publicidade