Desde 2011 o GRUPO RIC investiu mais de R$ 35 milhões no sistema digital em suas emissoras RICTV Record e Record News SC. A partir desta segunda-feira (25), com a inauguração da tecnologia no meio-oeste do Estado (Xanxerê) a RICTV RECORD fecha um ciclo de digitalizar todas as suas emissoras que produzem conteúdo no Estado, com sedes em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí e Chapecó, chegando a 1,5 milhões de domicílios e 4 milhões de pessoas.
Os eventos de lançamento ocorreram em Xanxerê na segunda-feira (25) e em Joaçaba, nesta terça-feira (26), reunindo autoridades e a direção da emissora. A Record nacional foi representada pelo diretor de Afiliadas, André Dias. “Esse investimento só deixa a RICTV Record ainda mais na frente das concorrentes. Se você realmente quer mostrar o seu diferencial, tem que ser melhor com quem concorre”, avaliou. Foi instalada na região a nova antena ERI, importada dos Estados Unidos, um dos maiores fabricante mundiais de antenas para emissoras de televisão e rádio. A partir de agora, a RICTV Record Meio-Oeste está disponível pelo canal 3.1 digital, o que permitirá aos telespectadores já acompanharem às emoções das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto, em alta qualidade de som e imagem, sem chuviscos ou interferências.
A RICTV Record passa então a estar disponível para smartphones e tablets que recebem sinal digital, ampliando a entrega de conteúdo para outros dispositivos além da televisão. Assim a emissora chega a um público mais jovem e de poder aquisitivo.
O Grupo RIC foi pioneiro no Sul do Brasil a produzir e transmitir 100% HD na RICTV Record Florianópolis. No ano seguinte foi a vez da Record News SC receber o investimento na programação. “Investimos no telespectador, para que ele tenha em casa imagem de cinema e gratuita, com isso o Grupo RIC chega a 100% de todas as suas emissoras com sinal digital, seis na RICTV Record e uma na Record News SC”, avalia Reynaldo Ramos Junior, diretor superintendente do Grupo RIC SC.
Juntamente com a mudança na transmissão o Jornal do Meio-Dia passa a adotar um novo cenário e vinhetas, alinhando-se com as evoluções tecnológicas e preferências do público. As alterações iniciam pelo Oeste do Estado, Chapecó e Xanxerê, regiões que possuem maior audiência entre as seis edições do Jornal do Meio-Dia em Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Xanxerê. A previsão é que as alterações sejam implementadas também nas outras edições do telejornal.
Entre as mudanças o tom azul do telejornal dá lugar a linhas mais leves e cores sóbrias, que brincam com a tonalidade amarela. O cenário deixa de lado a foto de fundo da cidade e passa a exibir formas e cores, inspirando-se nas mudanças implantadas recentemente nos telejornais SC no Ar e RIC Notícias.
A logomarca e a vinheta também ficaram mais modernas, estilizando o M do meio-dia. “As mudanças deixam a marca com tons mais suaves, levando uma imagem moderna e futurística, saindo do quadrado simples”, defendeu Marcelo Campanholo, gerente operacional do Grupo RIC SC.