Publicidade
Reportagens do Grupo de Investigação da RBS denunciam descontrole na produção e venda de frutas e hortaliças no Estado
05 de Dezembro de 2016

Reportagens do Grupo de Investigação da RBS denunciam descontrole na produção e venda de frutas e hortaliças no Estado

A primeira série de reportagens produzida pelo Grupo de Investigação (GDI) do Grupo RBS– que reúne jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho, RBS TV e Gaúcha – revelou, nesta segunda-feira (5), o descontrole no uso de agrotóxicos em frutas e hortaliças comercializados na Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (CEASA/RS). A pedido do Grupo RBS, o Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria, analisou 20 amostras de morango, pepino, pimentão, cenoura e alface coletadas na CEASA, no dia 15 de setembro. Do total, 45% dos vegetais estavam contaminados por agrotóxicos e foram considerados impróprios para o consumo por um dos seguintes problemas: agrotóxico encontrado não autorizado para aquela cultura, uso de agrotóxico proibido no Brasil ou resquícios de produtos químicos acima do limite máximo permitido.

A segunda parte aborda os perigos que o consumo desses alimentos contaminados oferece para a saúde. No terceiro dia, os jornalistas demonstram como a venda de agroquímicos proibidos no Brasil ocorre no Paraguai e no Uruguai. No quarto dia da série, o GDI apresenta as alternativas para diminuir a aplicação de produtos químicos nas lavouras, e, no último, mostra produtores já condenados vendendo verduras contaminadas dentro da CEASA, que abastece quase metade do Estado.

Publicidade

“Demonstramos que há negligência no acompanhamento da qualidade das frutas e verduras vendidas na Ceasa. A população está se alimentando de produtos impróprios, que podem causar danos à saúde”, disse o repórter Carlos Rollsing. 

Produzida pelos repórteres Carlos Rollsing, Fábio Almeida, Jennifer Gularte, José Luís Costa e Humberto Trezzi, a série está sendo publicada e veiculada em ZH, DG e RBS TV, diariamente, até sexta-feira (9). 

 

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter