O Jornal de Santa Catarina é o grande vencedor do 4º Prêmio Internacional Roche de Jornalismo em Saúde na categoria Internet, com a reportagem Cicatrizes do Trabalho. A premiação ocorreu na noite da última quinta-feira (7), na Costa Rica. O evento é organizado pela Roche na América Latina com assistência técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI).
“É uma grande satisfação perceber que nossa reportagem foi capaz de sensibilizar as pessoas de outros países sobre um tema tão preocupante para Blumenau e Vale do Itajaí. Fortalece ainda mais nossa crença em aplicar o jornalismo para transformar realidades”, concluiu o editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, Fábio da Câmara.
A produção multimídia repensou formatos e liguagens para traduzir em histórias os números de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais de Blumenau e região. O trabalho tem autoria da repórter Pamyle Brugnago, com imagens dos repórteres fotográficos Gilmar de Souza e Rafaela Martins, edição de Cleisi Soares, design de Arivaldo Hermes e edição de vídeo de Rafael Alvarez. Em 2015, a reportagem já havia vencido o Prêmio Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC) na categoria de impresso.
No Prêmio Roche, a reportagem do Santa superou 186 trabalhos de veículos de 19 países. Todas foram avaliadas por uma equipe técnica composta por nomes como Pampa García Molina, coordenadora e redatora-chefe da agência SINC, da Espanha; Bernardo Estévez, jornalista da Revista Piauí, do Brasil; e Juliana Cézar Nunez, jornalista da EBC, do Brasil; com assessoria médica de Ángeles López Urbano, chefe da seção de Saúde do El Mundo, Espanha.
Leia a reportagem Cicatrizes do Trabalho na íntegra no site do Santa.