A RBS TV realizou na última quarta-ifera (24) uma cerimônia que reuniu jogadores, dirigentes de clubes, autoridades, empresários e membros da crônica esportiva para celebrar os grandes momentos do Campeonato Catarinense e homenagear aqueles que se destacaram neste ano com o prêmio Top da Bola. O público pôde acompanhar a transmissão do evento ao vivo pela CBN Diário, site do Diário Catarinense e GloboEsporte.com/SC.
A solenidade foi organizada em parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina e Instituto Mapa. Quem ficou no comando da cerimônia foi o comunicador da RBS TV Cleiton César, conhecido do público pelas narrações do Catarinense. Cleiton conduziu a série de homenagens e pronunciamentos de representantes das entidades que contribuem para a realização do campeonato.
“A resposta do público às transmissões do Campeonato Catarinense, que há tantos anos ganham destaque na tela da RBS TV, mostra que o futebol se mantém como uma das principais paixões dos catarinenses, capaz de mobilizar a população a favor de causas importantes no Estado, como a doação de sangue”, ressaltou o diretor de jornalismo da RBS TV em Santa Catarina, Eurico Meira da Costa, referindo-se à campanha A Paixão Corre Nas Veias, promovida pela RBS SC em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).
Discursaram ainda o presidente da Associação de Clubes, Luiz Henrique Martins Ribeiro, e o presidente da FCF, Rubens Angelotti. A RBS TV reconheceu ainda o apoio da Unisociesc, patrocinadora da emissora nas transmissões do Campeonato Catarinense. Na sequência, teve início a entrega dos prêmios aos grandes nomes do futebol estadual na temporada de 2017, com o pronunciamento do presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira.
O prêmio chega à sua 13ª edição reconhecendo os destaques do Campeonato Catarinense, que coroou a Chapecoense como a grande campeã de 2017. No Top da Bola, jogadores, dirigentes e profissionais de diversas áreas do futebol concorrem em 15 categorias distintas, para as quais são distribuídos troféus de ouro, prata e bronze. Os vencedores são definidos com base em uma ampla pesquisa realizada pelo Instituto Mapa, com apoio da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc) e Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).
Confira a lista de premiados do Top da Bola 2017 (ordenados por ouro, prata e bronze):
Goleiro: Koslinski (Avaí), Artur Moraes (Chapecoense), Luiz (Criciúma)
Lateral direito: Leandro Silva (Avaí), Caíque (Joinville), Dudu (Figueirense)
Lateral esquerdo: Reinaldo (Chapecoense), Capa (Avaí), Marlon (Criciúma)
Zagueiros: Betão (Avaí) e Raphael Silva (Criciúma), Alemão (Avaí) e Douglas Grolli (Chapecoense), Bruno Alves (Figueirense) e Nathan (Chapecoense)
Volantes: Andrei Girotto (Chapecoense) e Luiz Antônio (Chapecoense), Barreto (Criciúma) e Judson (Avaí), Douglas Moreira (Criciúma) e Mineiro (Brusque)
Meias-atacantes: Alex Maranhão (Criciúma) e Enercino (Inter de Lages), Anderson Safira (Almirante Barroso) e Marquinhos (Avaí), Eliomar (Brusque) e João Pedro (Chapecoense)
Atacantes: Jonatas Belusso (Brusque) e Rossi (Chapecoense), Denilson (Avaí) e Renteria (Tubarão), Junior Dutra (Avaí) e Rafael Ratão (Tubarão)
Treinador: Vagner Mancini (Chapecoense), Claudinei Oliveira (Avaí), Pingo (Brusque)
Árbitro: Sandro Meira Ricci, Bráulio da Silva Machado, Heber Roberto Lopes
Assistentes de árbitro: Carlos Berkenbrock e Kleber Lúcio Gil, Helton Nunes e Neusa Inês Back, Nadine Câmara Bastos e Thiago Americano Labes
Preparador físico: Marcos Cézar (Chapecoense), Jaelson Ortiz (Avaí), George de Castilho (Brusque)
Jovem-revelação: Dudu (Figueirense), Rafael Ratão (Tubarão), Roberto (Joinville)
Jogador mais versátil: João Pedro (Chapecoense), Ricardinho (Criciúma), Alemão (Avaí)
Craque do campeonato: Jonatas Belusso (Brusque), Reinaldo (Chapecoense), Alex Maranhão (Criciúma)
Presidente-destaque: Plínio de Nes Filho (Chapecoense), Francisco Batistotti (Avaí), Luiz Henrique Ribeiro (Tubarão)
Fotos: José Luiz Somensi