A RBS TV dá início agora a uma série de ações informativas para garantir que os telespectadores estejam preparados para a recepção do sinal digital até o desligamento do analógico. Já nesta segunda-feira (30), a emissora destaca o tema em seus telejornais e os demais veículos da RBS em Santa Catarina também esclarecem dúvidas sobre o assunto nas páginas dos jornais Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina, A Notícia e Hora de Santa Catarina e em conteúdos especiais na CBN Diário e no G1 SC. Campanhas de comunicação passam a ser veiculadas ainda na Atlântida e na Itapema, além dos demais veículos.
Um dos destaques está no Jornal do Almoço desta segunda-feira (30). O telejornal apresentou para a região de Florianópolis o símbolo conhecido como “azinho”, que aparecerá a partir de agora para os telespectadores que ainda estão captando o sinal analógico. Serão dois os formatos em que o “azinho” surgirá na tela: um que integra a campanha de comunicação obrigatória do governo federal e outro da Rede Globo.
Além disso, a RBS TV também prepara uma campanha de comunicação própria e já se organiza para o tratamento editorial do assunto ao longo de todo o ano. A emissora disponibiliza ainda um canal para esclarecimento de dúvidas, no e-mail [email protected]. O endereço será útil para difundir informações sobre os temas que mais geram questionamentos, como os motivos da mudança e a instalação de antenas e conversores digitais.
Este é apenas o início do switch-off em Santa Catarina. A previsão é de que o sinal analógico em Blumenau e Joinville seja desligado em dezembro de 2018 e, nos demais municípios do Estado e do país, até 2023. Assim, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital.
Confira mais informações na reportagem exibida na edição desta segunda-feira do Jornal do Almoço de Florianópolis, disponível no G1 SC.