RBS TV conquista 7º Prêmio FATMA de Jornalismo Ambiental com duas reportagens
10 de Dezembro de 2014

RBS TV conquista 7º Prêmio FATMA de Jornalismo Ambiental com duas reportagens

Publicidade

Duas reportagens foram vencedoras na categoria Mídia Eletrônica em Santa Catarina

 RBS TV_Prêmio FATMA de Jornalismo 2014

Publicidade

A RBS TV conquistou nesta terça-feira (9) o primeiro lugar da 7ª edição do Prêmio FATMA de Jornalismo Ambiental. A reportagem Polêmica nas Dunas de Imbituba ganhou na categoria Mídia Eletrônica. O mesmo trabalho foi campeão da categoria Regional Grande Florianópolis. Além destas duas honrarias, a emissora foi premiada também na categoria Regional Sul com a reportagem Patente Verde. O Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental reconhece as melhores matérias sobre o meio ambiente veiculadas nos meios de comunicação de Santa Catarina.

A cerca da Polêmica nas Dunas de Imbituba, o Estúdio Santa Catarina exibiu em novembro de 2013 a reclamação de ONGs, moradores e institutos de preservação ambiental sobre a extração de areia por parte de uma grande mineradora. A matéria de Talita Rosa e Pedro Rockenbach, com apoio técnico de Geovanio Wollinger e imagens de Ronaldo Bruchado, mostrou os impactos sociais e ambientais dessa extração, ouviu especialistas e foi a fundo para mostrar o grande impasse judicial envolvendo o patrimônio ambiental.

Já a reportagem Patente Verde, de Denise de Medeiros, mostrou projeto de reciclagem de madeira proveniente da construção civil ganhou patente verde. Criado em 2012, o programa tem como principal objetivo incentivar a inovação sustentável. No Brasil foi a primeira patente verde na área de resíduos provenientes da construção civil. A matéria foi ao ar em abril deste ano no Jornal do Almoço.

Ao todo, concorreram 111 reportagens inscritas no 7º Prêmio FATMA de Jornalismo. Os trabalhos premiados farão parte do acervo da biblioteca da Fundação do Meio Ambiente – FATMA.

 

Confira os premiados:

Vencedores Estaduais:

Mídia Impressa
1º lugar – Greici Audibert Terra Viva – Revista Flash Vip – Chapecó
2º lugar – Rodrigo Lima, Edson Rosa e Daniel QueirozO Branco Genético da Lagoa do Peri – Notícias do Dia – Florianópolis

Menção Honrosa
Arley Reis e Heloisa DallanholFauna diversidade animal – Revista Geográfica Cat – Florianópolis

Internet
1º lugar – Giovana Kindlein e Jéssica Bahia MeloResíduos sólidos: onde está a logística reversa? – Portal Economia SC – Florianópolis
2º lugar – Gisele MartinsPor que as toninhas estão morrendo?Laguna.sc.gov.br – Tubarão

Menção Honrosa
Flavio MaronReconstruindo a mata ciliar – SOSsustentar – Chapecó

Mídia Eletrônica
1º lugar – Talita Rosa e Pedro RockenbachPolêmica nas Dunas de Imbituba  – RBS TV – Florianópolis
2º lugar – Nara CordeiroBiodigestores – TVAL – Florianópolis

 

Vencedores Regionais:

Mídia Impressa
Greici Audibert Terra Viva – Revista Flash Vip – Chapecó
Rodrigo Lima, Edson Rosa e Daniel QueirozO Branco Genético da Lagoa do Peri – Notícias do Dia – Florianópolis
Disonei dos Santos PereiraFragmentos de Florestas Nativas na área urbana de Joaçaba preservam tesouros da fauna local – Jornal Raízes Diário – Joaçaba
Gisele Silveira de OliveiraEm breve faltará água na sua casa – Revista em Foco – Concórdia
Luiz Augusto Del Moura Árvore na Serra Catarinense tem história – Revista Expressiva – Lages
Rogério KreidlowBabitonga – A Notícia – Joinville
Barbara Sales e Marcelo Reis – (En)canto protegido – Município dia a dia – Brusque

Mídia Eletrônica
Denise de Medeiros – Patente Verde – RBS TV – Criciúma
Fábio Muniz e Almeri Cezino – Refúgio dos Aves – TV Univali – Itajaí
Danirleia Lando – Observatório ambiental no CEI Espinheiros – RICTV Record – Joinville
Manuela Prá – Primeira Escola Solar de Santa Catarina – Unisul TV – Tubarão
Éderson Mores – Dispositivo para boca de lobo – RICTV Record – Chapecó
Marcos Meller – Um gás para o meio ambiente – Rádio Peperi – São Miguel do Oeste
Talita Rosa e Pedro RockenbachPolêmica nas Dunas de Imbituba  – RBS TV – Florianópolis

Foto da premiação. Crédito: RBS TV | Divulgação.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter