A RBS TV deu início à campanha informativa sobre a TV Digital e o desligamento do sinal analógico. Na última quarta-feira (31) começou a contagem regressiva para a conversão. O sistema analógico será desligado em 89 cidades do Rio Grande do Sul em 31 de janeiro de 2018.
A mudança possibilitará que todos os canais abertos tenham melhor qualidade de imagem e som. Os usuários de aparelhos que recebem sinal analógico notarão, ao longo das transmissões, uma letra “A” no topo direito da tela em alguns momentos, além de inserções de texto, três vezes ao dia, lembrando o telespectador de fazer a migração.
Os telejornais da RBS TV já estão dando destaque para o assunto, orientando sobre como receber o sinal digital. Reportagens nos jornais do Grupo RBS também trazem detalhes da mudança. Nas rádios, comunicadores vão falar sobre o tema durante a programação.
Para ligar o sinal digital, os telespectadores com aparelho de sinal analógico deverão fazer os ajustes, que poderão incluir um kit com antena UHF e um conversor digital, dependendo do televisor. Os usuários que têm uma TV digital, com conversor embutido, precisarão apenas uma antena UHF. Quem possui assinatura de TV a cabo não precisará de antena e nem de conversor.
Além de melhorar a nitidez e a riqueza de detalhes, a mudança liberará canais de frequência para que as operadoras possam expandir o serviço 4G. A população de baixa renda e os beneficiários de programas sociais do governo poderão solicitar gratuitamente o kit de conversão. Em todo o Brasil, 1,3 mil cidades terão o sinal analógico desligado até dezembro de 2018.