O Grupo RBS divulgou, durante evento interno, realizado nesta segunda-feira (30) seu novo posicionamento de mercado, focado em reestruturação das áreas de conteúdo e comercial. A empresa gaúcha – uma das maiores da área de comunicação do País – vinha realizando um grande processo de renovação, capitaneado pela Ana Couto Branding, focado nos 60 anos do grupo, celebrados neste 2017.
Segundo comunicado, o grupo vai deixar de operar por meio das unidades de negócio de TV, rádio e jornal para operar em áreas transversais: produto e operações; marketing; mercado; editorial; e finanças. Outros três setores estratégicos foram reorganizados e ficam diretamente ligados ao CEO de Mídias, Claudio Toigo Filho, que responde ao presidente do grupo, Duda Sirotsky.
Uma das principais transformações é capacitar executivos de contas para ter pontos de contato com clientes atendendo suas demandas multiplataforma, não só mais concentrados em determinado meio ou estratégia.
As novas áreas e seus respectivos líderes são:
– Produto e operações, com Andiara Petterle (ex-vice-presidente de jornais e mídias digitais no próprio RBS), que supervisionará todas as redações e setores de tecnologia do grupo;
– Marketing, com Marcelo Abdala Leite (ex-diretor de marketing, produto e comercial); cujo foco é estabelecer conexões com mercado e consumidores e expandir as plataformas de entretenimento;
– Mercado, com Marcelo Pacheco (ex-diretor de negócios do Facebook), que deverá implantar uma nova metodologia de contato dos executivos do grupo com clientes e agências;
– Editorial, com Marcelo Rech (ex-vice-presidente editorial e atual presidente da Associação Nacional de Jornais), cujo papel é garantir independência e credibilidade jornalística; e
– Finanças e Controladoria, com Ibanor Polesso, que ocupava cargo simular na estrutura anterior.
Toigo supervisionará diretamente as áreas de televisão, gestão de pessoas e comunicação institucional. Televisão tinha como vice-presidente Antônio Tigre, que deixou o grupo em dezembro, e permanece com uma coordenação executiva por sua relevância, apesar de integrar as estratégias comerciais e editorial junto a outras plataformas.
Segundo o Meio & Mensagem, ainda na área de mercado, seis sub-áreas respondem diretamente à Pacheco: key accounts, expansão, desenvolvimento, opec, interior RS e mercado nacional, que segue comandada, em São Paulo, por Flávio Steiner. As mudanças passarão agora por uma fase de transição, com provisão de finalização até abril.