Estudantes aprendem sobre Nutrição nas escolas estaduais: Projeto Educação Nutricional alerta as crianças sobre alimentação saudável, e através de um campeonato de redação eles aprendem na teoria a importância de cada alimento
Um hábito ou necessidade? Para orientar sobre a importância da alimentação saudável, alunos das escolas da rede pública estadual de Santa Catarina estão ganhando um grande incentivo a comerem bem. A Secretaria Estadual de Educação (SED), em parceria com as empresas responsáveis pela merenda terceirizada das escolas – Nutriplus e Risotolândia – promovem o Projeto Educação Nutricional, que por meio de palestras e atividades lúdicas ensinam aos alunos a necessidade dos hábitos saudáveis na alimentação, principalmente na merenda.
Em parceria com as duas empresas, o projeto Educação Nutricional é um trabalho realizado em mais de 500 escolas estaduais, reforçando a importância da alimentação saudável e do conhecimento sobre os nutrientes para as crianças e adolescentes. Além disso, promover a ingestão diária de frutas, verduras e demais alimentos necessários para uma boa refeição faz com que o aluno consiga ter uma vida mais saudável e aumentar seu rendimento nos estudos. É com este intuito que as nutricionistas das empresas Risotolândia e da Nutriplus realizam palestras, durante os intervalos das aulas, alertando a importância de cada alimento.
De acordo com a nutricionista Renata Maluly, o projeto Educação Nutricional une o aprendizado com a alimentação saudável. “Nosso papel não é apenas cuidar da qualidade dos alimentos servidos na merenda escolar, mas promover uma mudança de hábitos alimentares”, aponta.
Educação Nutricional nas escolas estaduais
Neste último semestre a dupla arroz e feijão foi o tema das atividades lúdicas e educacionais realizadas destacando as propriedades nutricionais dos dois alimentos, que se complementam quando consumidos juntos.
E o concurso de histórias foi o que mais instigou os pequenos alunos, fazendo com que eles colocassem em prática o que estão aprendendo nas palestras. Com o tema “Contando Histórias: A Aventura de Arroz e Feijão”, os estudantes escreveram sobre um campeonato disputado pelos personagens Arroz e Feijão, utilizando como inspiração as próprias características nutricionais dos alimentos.
No total foram mais de 500 escolas de Santa Catarina que participaram das atividades, na última sexta-feira os representantes da empresa Risotolândia e da Secretária de Educação estiveram presentes nas escolas de Criciúma e região. A Escola Padre Miguel Giacca que como vencedora a aluna, Isabela Borges; Escola João Dagostin com a aluna, Manoela Bitencourt com o tema “Arroz e Feijão”; As escolas Gracinha Augusta Machado de Imbituba, Henrique Fontes e Escola Saull Ulyssea em Laguna, também tiveram os alunos vencedores que receberam tablete e jogo de dominó, com desenhos de alimentos como prêmio.