Os alunos 9º ano da escola Henrique Veras, Lagoa da Conceição, vivenciaram o aprendizado de maneira diferente ao modo que estão acostumados nesta sexta-feira, dia 10. O tema foi descarte do lixo, poluição de mananciais e suas consequências. A ferramenta foi o filme “The Discarded: A Tale of Two Rios”, um dos documentários que compõem o acervo de mais de 100 filmes do PLANETA.doc – Festival Internacional de Cinema Socioambiental, agora disponível gratuitamente aos professores das escolas da rede pública municipal e estadual de Florianópolis para uso em sala de aula.
“Os filmes vão contribuir com o aprendizado de vocês”, disse a superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes Roseli Maria da Silva Pereira aos alunos presentes no lançamento da plataforma, que aconteceu na manhã de sexta (10).
O acervo com o melhor do cinema socioambiental pode ser acessado on-line, através da plataforma Planeta na Escola (planetanaescola.com), na qual os professores precisam fazer um cadastro.
“O uso do material cinematográfico em sala de aula possibilita uma experiência pedagógica diferenciada, permitindo aos alunos ter contato com a realidade em diversos continentes do Planeta, por meio das investigações e estudos realizados pelos documentaristas in loco”, destacou Mônica Linhares, diretora do PLANETA.doc.
Para quem vive o dia a dia da escola, a ferramenta é mais do que bem vinda. “É extremamente relevante pensar no Planeta como um todo. Queremos despertar na escola essa consciência socioambiental e pretendemos trabalhar, cada vez mais, a cidadania, as atitudes e os valores através desse tema”, afirmou Roni Monteiro Kampf, diretor da escola Henrique Veras.
O lançamento do plataforma Planeta na Escola contou com a presença da superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes Roseli Maria da Silva Pereira; do gerente de Tecnologias Educacionais e Inovação da Secretaria de Estado da Educação Gilson Oliveira Pohl; da diretora do PLANETA.doc Mônica Linhares; da cineasta americana Adrienne Hall (produtora do premiado “Racing Extinction” e “The Discarded: A Tale of Two Rios” – gravado no Rio de Janeiro), que conversou com os alunos após a sessão inaugural do Planeta na Escola; do diretor da escola Henrique Veras Roni Kampf e de alunos da escola Henrique Veras.
Mais sobre a plataforma Planeta na Escola
A Plataforma Planeta na Escola é uma ação do PLANETA.Doc – Festival Internacional de Cinema Socioambiental – o maior do gênero do sul do país e um dos principais do Brasil – e tem como objetivo apoiar o movimento geral de sensibilização sobre a importância vital de uma convivência harmoniosa do ser humano com a natureza. Busca também promover a construção de espaços proveitosos de debates e soluções em torno ao desafio de promover políticas, tecnologias e ações sustentáveis em nossa época.
Além de disponibilizar filmes gratuitamente, a plataforma permite que as práticas pedagógicas de utilização dos filmes em sala de aula sejam compartilhadas na área de professores, estabelecendo um banco de informações com os relatos e resultados das experiências e formando uma comunidade de aprendizagem.
O Planeta na Escola é uma iniciativa do PLANETA.doc, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude Florianópolis e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, apoio cultural de Neoway e Digilab e parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado da Educação.
