Publicidade
Participação do diretor de Jornalismo da Band em curso da UFSC
21 de Março de 2024

Participação do diretor de Jornalismo da Band em curso da UFSC

Fernando Mitre participa de mesa de debates e lançamento de livro em alusão aos 45 anos do curso de Jornalismo

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O semestre 2024-1 do curso de Jornalismo da UFSC  será inaugurado por uma Aula Magna de Fernando Mitre, jornalista e diretor nacional de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão.

A aula explica sobre suas experiências como mediador de debates presidenciais e questões relativas à democracia a partir da redemocratização.

Publicidade

O evento acontece nesta quinta-feira (21), às 15 h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH),  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No evento, acontece também o lançamento do livro “Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo”, publicado pelas editoras Letras Selvagem e Kotter Editorial. A obra, de 312 páginas, traz histórias dos embates eleitorais televisivos que Mitre criou e acompanhou in loco. A publicação vem prefaciada pelo antropólogo Roberto DaMatta.

A Dra. Fabiana Quatrin Piccinin, professora da UFSC, realizara a cerimonia de abertura que será seguida por uma mesa de debates com o convidado. Por fim, a partir das 16 h, o autor realizará sessão de autógrafos e fotos.

O livro:

“Essa saga de produzir tais eventos cruciais numa democracia é o que você vai encontrar no texto do maior e mais experiente produtor de debates ou duelos políticos no Brasil. Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge na veia este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça. Fernando Mitre relembra os momentos mais emocionantes e pitorescos destes rituais pré-eleitorais. Ademais, o leitor é gratamente surpreendido em desvendar o aprendizado político do jornalista. Aqui, vale destacar a sua diamantina isenção democrática e profissional na condução dos debates, o que faz com que eu recomende esse livro aos estudantes de jornalismo. Pois ele demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre de escolher a isenção. Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro. É onde está o coração do bom jornalismo e da democracia.” (Trecho do prefácio de Roberto DaMatta).

O livro também estará à venda no evento por R$ 90,00. A obra também pode ser adquirida online.

O autor:

Fernando Mitre iniciou sua carreira no jornalismo há 60 anos, no jornal Correio de Minas. Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio. Integrou a equipe que fundou o Jornal da Tarde (SP), onde foi diretor de redação por 13 anos. Em 1989, passou a trabalhar na Rede Bandeirantes de Televisão, onde se tornou, desde 1999, diretor nacional de jornalismo.

Foto: Divulgação

Publicidade
Publicidade