Na tarde de ontem publicamos uma nota sobre a determinação da Anatel para que a operadora Oi permita que seus orelhões façam ligações locais gratuitas para telefones fixos. Leia a nota aqui.
A assessoria de imprensa da Oi entrou em contato com nossa redação explicando em nota que a empresa cumpre as normas da Anatel. Leia a íntegra da informação.
“A Oi informa que cumpre a determinação da Anatel de conceder a gratuidade em chamadas para telefones fixos locais, feitas a partir de sua rede de telefonia pública nos 15 estados indicados pela agência reguladora. A medida é temporária e permanecerá em vigor até que os patamares de disponibilidade de orelhões nestes estados estejam nos níveis indicados pela Anatel.
A empresa acrescenta que em Santa Catarina, assim como em todo o território nacional, para a instalação de terminais de uso público (TUPs/orelhões) e individuais, atende às disposições constantes no Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) – Decreto Presidencial n° 7512, de 30 de junho de 2011. A empresa investe constantemente em estudos de sua planta telefônica e, se for verificada ociosidade de alguns telefones públicos, eles podem ser transferidos para áreas de maior demanda – sempre respeitando a regulamentação da Anatel. A companhia acrescenta que a migração do consumo de voz fixa (acesso individual ou telefone público) para voz móvel faz parte da evolução da telefonia em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Como os orelhões da empresa estão instalados em vias e estabelecimentos públicos, sofrem, diariamente, danos por vandalismo. Em 2014, foram danificados por atos de vandalismo, em média, 15% dos 35 mil orelhões instalados em Santa Catarina. Do total de orelhões que apresentam defeitos principalmente em leitora de cartões, monofones e teclado, 90% são em virtude de atos de vandalismo, além das pichações e colagem indevida de propagandas nos aparelhos e nas folhas de instrução de uso, prejudicando o entendimento das orientações pelos usuários.
A Oi esclarece que mantém um programa permanente de manutenção de seus telefones públicos e conta, ainda, com as solicitações de reparo enviadas à companhia pelo canal de atendimento 10314 por consumidores e por entidades públicas.”