Publicidade
Obras retratam trajetória de importante empresário catarinense
18 de Janeiro de 2024

Obras retratam trajetória de importante empresário catarinense

Livro e documentário sobre Walter Osli Koerich foram produzidos para celebrar os 90 anos do empreendedor

Publicidade

Walter Osli Koerich nasceu em uma época em que energia elétrica era artigo de luxo. O estado de Santa Catarina tão pouco figurava um cenário de um dos mais promissores e economicamente desenvolvidos.

Entretanto, nenhum desses fatores o impediu de desbravar o novo. Um visionário nato, têm seu DNA diversas empresas ao longo de nove décadas. Natural de São José, cidade localizada na Grande Florianópolis, com seus irmãos, começou cedo a trabalhar junto ao pai e nunca esqueceu de suas raízes.

Publicidade

De uma família numerosa, saiu de Santana em São José e apresentou para sociedade o que existia de mais moderno no comércio. Do abatedouro, passando pelas fiambrerias, supermercado, loja de eletrodomésticos, consórcio, concessionárias de automóveis e motocicletas, shopping center e construção civil, inovação sempre foi o seu combustível.

Seguindo o legado de seu pai, Eugênio Raulino Koerich, sempre fez valer a máxima de que ninguém nasce grande e nem cresce sozinho, e ele teve ao seu lado familiares e amigos, sempre pensando em ir além. “É um mantra inerente à minha formação. Meu pai sempre nos ensinou o valor dessa expressão. Muito mais do que prosperarmos, precisamos ser facilitadores para que toda a comunidade também cresça, por isso sempre desenvolvemos projetos que reverberem na cidade, na sociedade, mas sempre começando com nosso público interno”, destaca o empresário.

Casado, pai de sete filhos, o empresário tem na família seu grande alicerce. Junto à esposa Linda e seus filhos, sempre encarou todos os desafios da vida. Ela sempre esteve ao seu lado e, muitas vezes à sua frente, abrindo caminhos.

Foi na Academia do Comércio que aprimorou as primeiras lições que recebeu nos bancos escolares e sempre com apoio de seu pai. “Papai inclusive cedeu um espaço e construiu uma escola para que todos pudessem ter acesso à educação”, explica Walter. As diversas empresas que têm Walter Osli Koerich como visionário desempenham papel importante na economia e no dia a dia da sociedade catarinense.

Com a comemoração dos 90 anos do empresário, surgiu a ideia de registrar sua história. E, com um vasto material, não poderia se limitar a uma obra. “Papai tem muita história, a nossa família tem muito a contar, e muito sobre os Koerich era apenas registro falado e esse foi um momento muito especial”, explica Marcia Koerich, filha do empresário. Ela ainda ressalta que há muito tempo os irmãos planejavam uma maneira de celebrar as nove décadas do empresário. “A maneira de eternizar sua história não poderia ser outra. Precisávamos eternizar a figura original do Walter, sempre corajoso, inovador e criativo. Por isso as duas obras, um livro e um documentário”.

Alguns predicados definem o empresário que sempre foi – e continua sendo – um grande exemplo para família. Determinado, líder, sem medo de ousar, Walter Osli Koerich afirma “Eu não nasci para fazer sempre as mesmas coisas e sim para fazer o novo”.

Todo o projeto foi coordenado por Marcia Koerich. A “filosofia foi a de contar não apenas uma cronologia de nove décadas, mas conhecer o ambiente que influenciou a sua formação e o quanto ele impactou a toda uma sociedade”, pontua. O livro é assinado pela historiadora Miriam Collares com a participação de Karen Koerich, jornalista e neta de Walter.

“Escrever a história de Walter Osli Koerich buscando as origens de sua família e reconstituindo a trajetória empreendedora desse brilhante empresário foi um grande desafio. Empregamos todos os esforços ao nosso alcance para reunir a matéria informativa mais pura e original que a obra merecia. Foram dezenas de entrevistas realizadas para colher depoimentos sobre seu Walter. Além dos filhos, escutamos seus irmãos, alguns amigos e colaboradores. Esses depoimentos conduziram a narrativa do livro, recurso que gosto muito de adotar para contar de maneira emotiva e mais próxima a história de uma pessoa, ou de uma empresa. Intensas pesquisas foram feitas em arquivos, livros e jornais da época, seguindo o rigor de uma pesquisa historiográfica. Ao mesmo tempo, precisávamos entregar um texto com leveza e simplicidade que nos foi solicitado pelo personagem principal, Walter Osli Koerich. Este foi, sem dúvida, um trabalho de muita intensidade, dedicação e exigência, por isso, mesmo uma experiência inesquecível”, explica Miriam.

O documentário, que também leva o título de Walter Osli Koerich, é uma realização da WKoerich, produção da Contexto Filmes, direção de Gustavo Zinder, direção de fotografia de João Gabriel Dias e direção executiva de Marcia Koerich e Karen Koerich. A produção executiva é de Sabrina Petermann.

“Primeiro, foi uma enorme responsabilidade, mas, sobretudo, uma honra poder produzir esse documentário. Um aprendizado muito grande também. Um ponto que eu acho bem interessante destacar é a correlação que conseguimos construir da história do nosso personagem com a Grande Florianópolis. Por ele ter sido um homem tão visionário, encontramos uma forma para que a gente associasse a imagem de Florianópolis e São José à imagem de Walter Osli Koerich, ampliando assim a visibilidade, o alcance desse documentário, desse material. Outro ponto foi a duração do projeto. Foram quase dois anos, desde que começamos com as pesquisas até a primeira exibição no dia da comemoração do aniversário do nosso personagem, no dia 06 de janeiro”, explica Gustavo Zinder.

A vasta história do empresário é contada por meio de registros históricos e, principalmente, por entrevistas documentais com familiares, amigos e colaboradores.

Em seu legado, uma das grandes realizações é a assinatura do primeiro shopping center da capital catarinense, o Beiramar Shopping, que em 2023 completou 30 anos. Mas a vida foi marcada também por muita superação. “Nada foi fácil, mas também nunca ficamos sentados esperando. Um dos nossos grandes desafios foi a construção do Beiramar Shopping. Enfrentamos todos os planos econômicos, muitas vezes pensei que era pesado demais, mas confesso que eram devaneios, pois o sonho sempre foi maior que os nossos percalços. Não foi fácil, assim como todo começo, quando decidi sair de Santana rumo a Florianópolis em busca do desenvolvimento, do crescimento”, pontua o empresário. Outro grande projeto que muito orgulha Walter é a WOA, uma sociedade com propósito específico, que nasceu do desejo de empreender em um dos endereços mais nobres da cidade e que hoje é destaque na indústria da construção civil e com projetos que criarão um novo olhar e centralidades para São José.

Atualmente, Walter Osli Koerich é presidente da WKoerich, uma das maiores construtoras do estado, pioneira com diversos produtos na Grande Florianópolis, como o primeiro residencial de luxo da capital catarinense e os stúdios. No auge de suas nove décadas, ele ainda frequenta a sede da construtora na rua Vitor Konder – que na década de 1960 foi palco do Supermercado Koerich. Outra paixão são as obras. “Me realizo visitando regularmente nossas obras, vendo sonhos se materializarem com as estacas e os tijolos, um sobre o outro. O relacionamento com os nossos colaboradores também é dos meus grandes combustíveis”, celebra.

Um ícone para Santa Catarina, um estado empreendedor e forjado pelo trabalho. Tem uma tríade que o representa: fé, família e trabalho. Não há quem o conheça e que não tenha uma afirmação: liderança nunca faltou para Walter Osli Koerich.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Confirfa o documentário:

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter