Publicidade
“O show de Lula”
21 de Janeiro de 2011

“O show de Lula”

Publicidade

1. “Conta-se que um homem esticou um cabo de aço sobre as Cataratas do Niágara, que ficam na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos.

Em seguida atravessou andando sobre o cabo de aço. Foi e voltou.

Publicidade

Aproximando-se de uma senhora que estava no meio do povo, aquele homem perguntou:

– “A senhora acredita que eu posso atravessar novamente?

– claro! ela respondeu.

– “A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão

– “Sim eu acredito.

“A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão com  uma pessoa dentro?

“Tenho certeza que sim.

– a senhora poderia, por favor, ajudar-me neste número, entrando no carrinho?

– “De jeito nenhum.

Ela acreditava, mas não confiava. 

2. O caso que você teve a paciência de ler, eu encontrei na Folha das Nações, publicação da Igreja Casa de Oraçaõ, localizada no bairro Campestre, de S. Gotardo, Minas Gerais.

Fiz isso porque entendi ser uma bela introdução para o assunto que quero tratar aqui.

3. Muita gente se espanta com os oitenta e não sei quantos por cento de aprovação do Governo Lula. Não devia, pelo menos se for alguém ligado à nossa profissão 

Dezenas de colunas atrás eu chamei a atenção para duas providências tomadas pelo Governo Lula na área da comunicação:

a distribuição da verba de propaganda para pequenos meios e a criação da Diretoria de Comunicação Integrada de Marketing.   

4. Outro dia (28.12.2010) a Folha de S. Paulo mostrou: veículos receberam publicidade. Houve aumento de 1.522% em rádios, VS, jornais, revistas e blogs atendidos pelo governo federal de 2003 até hoje.

Há uma categoria que o governo chama de outros e que inclui portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors e painéis em aeroportos, em 2003 eram 11. Agora são, segundo a Folha, 2.512.

A matéria não aborda um detalhe importante: simultaneamente o governo ofereceu aos veículos, matéria assinada pelo Presidente Lula. Ou entrevistas.

5. Você e eu sabemos das enormes dificuldades que cada veículo desse interiorzão do Brasil enfrenta para sobreviver e crescer. Sinceramente: você acha que algum deles recusaria ambas as ofertas?

6. E tem a questão da comunicação integrada, onde novamente o show aconteceu, desta vez servindo de exemplo inclusive para a iniciativa privada que fala, fala, planeja, planeja, mas não consegue colocá-la em prática.

Nessa área, o governo Lula foi perfeito: toda a comunicação que fez, inclusive através de empresas e autarquias, disse a mesma coisa. Algumas, sutilmente. Outras, descaradamente.

7. Submetido a esse bombardeio, o cidadão acreditou. Provavelmente, também confiou. 

Publicidade
Publicidade