Publicidade
O Município, de Brusque, lança novo portal com evento para cerca de 130 pessoas
17 de Março de 2017

O Município, de Brusque, lança novo portal com evento para cerca de 130 pessoas

Publicidade

O jornal O Município lançou na manhã desta terça-feira, 14, no Hotel Innovare, seu novo portal de notícias: omunicipio.com.br, para cerca de 130 pessoas. O evento, destinado a autoridades e parceiros, contou com apresentação das novas funcionalidades do site, que teve um crescimento histórico de audiência no último ano. Além disso, a empresa unificou as marcas Município Dia a Dia (impresso) e Município Mais (digital) para O Município: nome que o consagrou por décadas. As mudanças são fruto de uma extensa pesquisa junto aos assinantes e assimila as mais modernas tendências de comunicação do mundo, com o objetivo de facilitar a visualização do conteúdo em smartphones e tablets.
 
Para atender a demanda, o jornal buscou parcerias para desenvolver o novo site dentro de um layout e funcionalidades que atendam a expectativa dos leitores, em especial, os assinantes. “Além do formato diferenciado, o portal proporciona uma nova experiência de leitura. Antes, o assinante via o conteúdo do jornal em flip (modo folhear), agora, além dele, tem todos os conteúdos do impresso adaptados para o digital”, destaca o diretor do jornal, Claudio José Schlindwein.
 
Todo o processo levou mais de um ano para ser desenvolvido e aprovado. A nova fase pretende, acima de tudo, oferecer um conteúdo ainda mais relevante e de qualidade para a região. Neste processo, O Município reafirma seu compromisso como fonte de informação confiável. “O novo portal chega para retribuir a confiança que o leitor nos deposita diariamente. Ele tem o papel de ser uma fonte confiável em meio a tantos conteúdos duvidosos espalhados pelas redes sociais”, diz o editor-executivo do jornal, Andrei Paloschi.
 
Foco nos usuários de smartphones
O diretor da ServerDo.In, empresa de São José que desenvolveu o novo portal, Tatto de Castro, destaca que a versão digital de O Município foi concebida com base em diversos conceitos que buscam dar comodidade e atender as expectativas dos leitores.
 
Um dos diferenciais é a forma com que ele foi desenvolvido para smartphones e tablets. “Um dos conceitos que utilizamos na hora de desenvolver o site foi o mobile first, que é pensar todo o layout focado nos celulares. Usamos este conceito após uma análise do comportamento dos usuários. Durante a semana, 72% dos acessos do jornal vêm de smartphones. No fim de semana, esse percentual chega a 95%”.
 
De 2012 a 2017, o número de leitores que utilizam o smartphone para acompanhar as notícias no O Município teve um crescimento expressivo. No início, cerca de 7% consumiam o conteúdo via mobile, hoje o percentual ultrapassa 72%.
 
Ele ressalta também a nova tecnologia usada para a estabilidade do portal, com servidores distribuídos por todo o Brasil. “Antes o site não suportava grandes picos de audiência. Agora, aplicamos as mesmas técnicas que os maiores portais de conteúdo do Brasil utilizam, garantindo a estabilidade da página”.
 
Audiência crescente
Além da liderança absoluta no impresso, com 89,86% da preferência dos leitores de impresso de Brusque, de acordo com o Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), O Município se consolida como o maior produtor de conteúdo jornalístico da região também na internet. Com o aumento de investimentos a partir de janeiro de 2016, o número de acessos e o engajamento nas redes sociais dispararam. Somente em 2016, foram cerca de 5 milhões de visualizações na página, um crescimento de 357% em comparação com 2015.
 
A audiência do portal O Município deve crescer ainda mais neste ano, já que somente nos dois primeiros meses de 2017, a audiência é 51,6% maior que no mesmo período do ano anterior.
Assim como o portal, as redes sociais do O Município também deram um salto no último ano. A página do jornal no Facebook teve cerca de 23 mil novos usuários, chegando a 44,8 mil. No Instagram, foram quase 5 mil usuários em apenas um ano.
 
Assinante tem exclusividade
No novo portal, apenas os assinantes têm acesso ilimitado a todo o conteúdo, com informações exclusivas. Trata-se do modelo paywall, adotado por jornais em todo o mundo. No O Município, o assinante terá login e senha único para acessar notícias, entretenimento, classificados e a versão impressa em modo folhear, sem custo adicional.
 
Para os demais usuários, apenas alguns conteúdos estão liberados gratuitamente. Para identificar quais áreas são exclusivas dos assinantes, há desenhos de um cadeado. Todos os assinantes do impresso têm direito ao serviço. É necessário fazer rápido cadastro, de 1 minuto, no omunicipio.com.br/cadastro, para ter acesso ao usuário. Também é possível assinar apenas o portal, por apenas R$ 14. Neste momento, o serviço está em fase de degustação.
 
A notícia chega até você
A partir de abril, o jornal lança um novo serviço exclusivo aos assinantes: O Município Dia e Noite. Duas vezes ao dia, às 7h e às 19h, o leitor receberá em seu e-mail e no seu WhatsApp um alerta com as últimas notícias produzidas e selecionadas pela Redação. Para ter acesso ao serviço, o assinante deve optar por ele no omunicipio.com.br/cadastro, sem custo adicional.
 
Novos formatos comerciais e classificados digital

A nova fase de O Município também promove uma transformação na relação com os anunciantes. A partir de agora, novos formatos e posições de anúncios irão garantir uma experiência ainda mais próxima entre as empresas e os leitores.
 
A principal novidade é a criação do O Município Comercial. Com ele, os anunciantes terão conteúdo personalizado por meio do conceito de Branded Content, aplicado com sucesso no Brasil e no mundo. O formato tem como característica se diferenciar do modelo comum de anúncios e ficar mais próximo ao conteúdo produzido pelo jornal, atraindo a atenção dos leitores.
 
O portal também ganha o Classificados, seção já tradicional do impresso. O espaço é moderno e intuitivo para os internautas que procuram ou oferecem produtos e serviços.
 
Tendências do jornalismo
No encontro, o jornalista e consultor Alexandre Gonçalves abordou as tendências do jornalismo e publicidade digital. Em sua apresentação, ele destacou a abrangência do jornal impresso no Brasil e o crescimento do consumo de notícias na internet.
Gonçalves também falou sobre a convergência do jornal impresso com o digital e de como os veículos de comunicação, principalmente os jornais, são vistos como fontes confiáveis de informação.
 
Crédito das fotos: Wendel Rudolfo/Jornal O Município

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade