O show da Beyoncé durante o NFL Christmas Gameday Live, que aconteceu no dia 25 de dezembro, impactou mais de 65 milhões de espectadores só nos Estados Unidos, segundo informações da Nielsen publicados pela Variety. O evento, que teve transmissão da Netflix, chegou a mais de 200 países.
Por esta razão, uma publicação da Forbes mostra que o investimento no show da cantora foi muito além de apenas uma forma de dar grande visibilidade para a artista, mas, sim, esta é uma forma criativa de marketing.
“Fãs híbridos de música e esportes sintonizam para assistir ao jogo e antecipar os shows do intervalo. Toda marca de sucesso prospera em ser vista e ouvida. Algumas das marcas mais poderosas têm uma onipresença que atravessa setores e indústrias para atingir seu público-alvo. A apresentação de Beyoncé no intervalo, onde ela cantou músicas de seu álbum ‘Cowboy Carter’, cruzou paralelos para atingir fãs de esportes, TV ao vivo e música country. Sua colaboração com Post Malone, também um artista crossover, uniu influências de hip-hop, pop e country para ampliar seu apelo a um público que normalmente não se envolveria com sua música. Esse golpe de marca permitiu que ela permanecesse relevante e alcançasse uma base de fãs potencialmente nova. Essa é uma estratégia de marca semelhante à que as empresas usam ao entrar em novos mercados”, explicou à publicação sobre a exposição que Beyoncé teve da sua marca para diferentes públicos.
Beyoncé costuma usar momentos certos para divulgar novos projetos
A cantora é conhecida como saber explorar, de forma bem estratégica, as suas grandes apresentações para lançar novos projetos, não é mesmo? Vale lembrar que, em 2016, um dia antes de se apresentar no Super Bowl, ela lançou o single “Formation”.
“Esse lançamento aumentou as vendas e os números de streaming, ao mesmo tempo em que gerou uma curiosidade significativa da mídia. Tudo isso combinado contribuiu para o sucesso de seu sexto álbum de estúdio”, pontuou a Forbes.
No mesmo ano, o álbum “Lemonade”, foi o mais vendido do ano, “com 2,5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e mais de 1,5 milhão vendidas nos EUA”.
Mas as estratégias não param por aí! As redes sociais também foram muito utilizadas para envolver os fãs da Beyoncé, já que vídeos virais foram criados para gerar ainda mais engajamento.
“Durante sua performance no dia de Natal, os fãs imediatamente começaram a compartilhar mini-clipes da performance, com alguns fornecendo feedback sobre a coreografia perfeita e atenção aos detalhes e coordenação. Ao contar com uma audiência massiva, lançamentos oportunos, mensagens culturais e engajamento nas mídias sociais, os projetos artísticos de Beyoncé se tornaram minas de ouro de marketing e um reforço de seu status como um ícone com poder de marca inabalável”, disse a publicação da Forbes.
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Foto: Unsplash